Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 10 de setembro de 2022 às 16:00
Focada em utilitários, a Jeep já contava em seu portfólio com opções eletrificadas. Entre elas está o Compass 4xe, o único híbrido da marca à venda no Brasil.>
No entanto, globalmente outros veículos contam com essa tecnologia, incluindo o emblemático Wrangler. Finalmente, a empresa revelou sua estratégia para SUVs completamente elétricos e mostrou três conceitos: Avenger, Recon e Wagoneer S.>
“Impulsionados pelo sucesso de nosso portfólio 4xe eletrificado na América do Norte e na Europa, estamos criando SUVs capazes e sustentáveis, buscando nos tornar a marca líder de SUVs com emissão zero no mundo”, declarou Christian Meunier, CEO da marca Jeep.>
[[galeria]]>
O objetivo da Jeep é que 50% de suas vendas globais sejam de carros 100% elétricos até 2030, e por isso, espera-se que os novos modelos elétricos causem um grande impacto no mercado.>
O primeiro será o Jeep Avenger, a ser produzido na Polônia, programado para chegar nas lojas europeias ano que vem.>
O Recon será o de maior capacidade off-road e é inspirado no Wrangler.>
O Wagoneer S tem foco na sofisticação e contará com um propulsor de 600 cv e autonomia para rodar até 640 km.>
SOLUÇÕES E TENDÊNCIAS No primeiro semestre houve mais emplacamentos de veículos elétricos no país do que em todo o ano passado.>
Atenta às novidades do setor, o Vemob - evento de veículos elétricos, mobilidade e inovação - chega a sua terceira edição nos dias 06 a 08 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador.>
Terá participação de empresas que movimentam o segmento, representantes do poder público e do ambiente acadêmico para discutirem sobre tendências automotivas, soluções em mobilidade urbana e inovação.>
A programação integra palestras, painéis e workshops e vai envolver test drive de veículos elétricos. As inscrições são gratuitas no site www.vemob.com.br.>
VOLVO APOSTA EM GARANTIA A Volvo anunciou uma estratégia audaciosa no pós-venda: partir de agora, peças adquiridas e serviços realizados em suas concessionárias terão garantia vitalícia, até mesmo para veículos que já passaram do período de garantia de fábrica.>
De acordo com a empresa sueca, a garantia vitalícia é válida não apenas para os equipamentos, mas também para o serviço realizado. Volvo promete garantia vitalícia para peças e serviços realizados em suas concessionárias Todos os clientes Volvo têm direito, de qualquer ano e modelo, enquanto a pessoa que realizou o serviço for proprietária do veículo.>
Só não é aplicável a itens de desgaste que necessitam de trocas periódicas, como pastilhas de freio, palhetas do limpador e filtros, por exemplo.>
NOVA MOTO DA YAMAHA A Yamaha apresentou sua segunda moto inédita para o mercado brasileiro, a Fazer FZ 15. Trata-se uma moto urbana que tem como proposta unir a acessibilidade do motor 150 a um pacote de equipamentos completo. A moto tem chassi do tipo diamante com o motor fazendo parte do conjunto e é equipada com o mesmo motor flex de outros modelos da empresa. Monocilíndrico e com 149 cm³, esse propulsor consegue entregar 12,4 cv de potência e 1,3 kgfm de torque.>
O câmbio é manual, de cinco marchas e a transmissão final é feita por corrente. Produzida em Manaus, a Fazer FZ 15 tem preço sugerido de R$ 16.990, valor que não inclui o frete.>
MERCADO DE CAMINHÕES De acordo com a Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, foram vendidos 12,5 mil veículos pesados em agosto, representando aumento de 8% em relação aos números de julho.>
Comparando com os resultados de agosto do ano passado, no entanto, houve queda de 3%. Entre janeiro e agosto são 81,7 mil caminhões e ônibus emplacados. Isso significa uma discreta retração de 2,5% em relação ao mesmo período de 2021.>
Em relação à produção, o segmento de caminhões atingiu 17,2 mil unidades em agosto, representando alta de 35,4% na comparação com julho. De janeiro a agosto, foram feitos 101,7 mil veículos, pequena retração de 2,6%.>
SALÃO DE TRANSPORTE A Fenatran, uma das principais feiras de transporte e logística do mundo, está confirmada para acontecer entre 7 e 11 de novembro na São Paulo Expo. O evento acontece três anos depois da última edição.>
Já o Salão do Automóvel, que aconteceu pela última vez em 2018, segue sem confirmação.>