Time principal do Bahia terá apenas mais duas partidas em março

Próximo compromisso do tricolor é no sábado (14), contra o América-RN

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 9 de março de 2020 às 15:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

Acostumado a ter um calendário apertado, o Bahia vive situação diferente neste mês de março. Por causa da eliminação logo na primeira fase da Copa do Brasil, diante do River, o time treinado por Roger Machado tem a oportunidade de aproveitar semanas inteiras somente treinando. Serão apenas três jogos no mês - sendo que um já foi disputado.

O primeiro foi contra o Confiança, no sábado passado, e terminou com vitória do Esquadrão por 1x0. A sequência tem América-RN, no próximo sábado (14), às 16h, na Arena das Dunas, e termina contra o Náutico, na última rodada da fase de grupos, no dia 21, às 16h, na Fonte Nova.

Por causa disso, Roger Machado classifica o terceiro mês do ano como o "de aquisição das capacidades" e prometeu intensificar as sessões de treinamentos.

"Março é um mês muito importante. Agora no vestiário, eles estavam pedindo mais uma folga, porque só tem jogo no sábado, mas falei que este é um mês de aquisição das capacidades que estamos tentando desenvolver para o ano. 'Peço a compreensão de vocês [disse aos jogadores] porque, no momento adequado, vamos dar o descanso. Mas agora, com três jogos no mês e a possibilidade de uma janela maior de treinos, é a hora de usar'", comentou o treinador logo após o jogo contra o Confiança.

Por isso, o elenco se reapresentou nesta segunda-feira (9), no CT Evaristo de Macedo. A partida contra o América-RN, válida pela 7ª e penúltima rodada, pode garantir a classificação antecipada para as quartas de final da Copa do Nordeste. O Bahia é o terceiro colocado do Grupo A com 11 pontos, cinco a mais do que o ABC, em 5º lugar e, portanto, primeira equipe fora do G4.

O time principal tricolor disputa a Copa do Nordeste e a Copa Sul-Americana, cuja segunda fase será disputada em maio - depois da fase de grupos da Libertadores. Em fevereiro, quando jogou também pela Copa do Brasil, a equipe treinada por Roger fez seis partidas distribuídas nos 29 dias do menor mês do ano. A média foi de um jogo a cada 4,8 dias. Em março, será um a cada 10,3 dias.

Representante do clube no Campeonato Baiano, o time de aspirantes vive situação inversa e fará quatro partidas neste mês: depois de ganhar do Vitória (2x0) e empatar com o Doce Mel (0x0), os comandados por Dado Cavalcanti enfrentarão Atlético de Alagoinhas e Fluminense de Feira nos dias 22 e 29, respectivamente. Em fevereiro, teve só dois compromissos, contra Jacuipense (1x1) e Jacobina (3x1).

*Com supervisão do editor Herbem Gramacho