Tinoco diz que Rui desconhece informações sobre eventos internacionais

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2017 às 19:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O secretário de Turismo, Cláudio Tinoco (DEM), disse que o governador Rui Costa (PT)  está mal assessorado ou desconhece informações sobre eventos internacionais ao rebater  as críticas do petista sobre o Centro de Convenções municipal. Rui disse que fará um  equipamento focado em ações internacionais, mas Tinoco ressalta que o projeto da  prefeitura já prevê atração deste tipo de evento. 

Segundo ele, dados da ICCA, espécie de  associação de eventos internacionais, apontam que 95% destas atividades são para, no  máximo, 2 mil pessoas. "Ou não conhece ou está sendo muito mal assessorado. Basta fazer  uma análise técnica da movimentação dos eventos internacionais", conta ele, lembrando  do encontro de ministros da cultura de países de língua portuguesa, sediado por Salvador  em maio passado, reunindo cerca de 40 pessoas. 

Para o secretário, a ideia do governo de  fazer um complexo, com centros comerciais e hotéis, descaracteriza a proposta de  equipamento para convenções. Lembrou também que a região do Parque de Exposições,  pensadas pelo governo, tem restrições de gabarito por questões de segurança em função  do aeroporto. "Que hotel é esse, que centro comercial é esse que o governo quer  implantar ali? Falta transparência". 

Tinoco questionou também os custos da ideia do governador de levar o centro para o  Parque de Exposições e fazer na área um complexo hoteleiro e com centros comerciais. "Se estima que o custo para demolição e limpeza do atual equipamento é de R$ 100 milhões. Em Fortaleza, que tem também um complexo, custou R$ 480 milhões. Que conta é essa que o governo está fazendo?".