Titular nos 19 jogos, Lucas Fonseca não recebeu cartão na Série A

e.c. bahia
18.09.2019, 05:00:00
Lucas Fonseca, zagueiro do Bahia (Felipe Oliveira / EC Bahia)

Titular nos 19 jogos, Lucas Fonseca não recebeu cartão na Série A

Zagueiro do Bahia só cometeu cinco faltas no 1º turno

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Que o momento do Bahia no Brasileirão é bom, todo mundo sabe. Mas tem um jogador do Esquadrão que tem motivos de sobra para comemorar o desempenho alcançado no primeiro turno - o time está em 7º lugar, com 31 pontos.

Dentro do elenco do Bahia, ninguém jogou mais partidas do que Lucas Fonseca. O zagueiro foi titular em todos os 19 jogos da primeira metade do Brasileirão.

Até aqui, o defensor de 34 anos disputou 43 partidas na temporada. Em seu sexto ano no Bahia, ele é de longe o atleta que mais representou o clube no elenco atual, com 257 jogos.

Números que por si só já seriam suficientes para explicar a confiança que o jogador tem diante da comissão técnica. Mas ele foi além.

Mesmo sendo titular em todas as partidas da Série A, Lucas Fonseca conseguiu passar todo o primeiro turno sem receber um único cartão, seja amarelo ou vermelho, algo raro para um zagueiro. 

Em toda a temporada, o defensor recebeu só cinco cartões amarelos: dois na Copa Sul-Americana, um na Copa do Nordeste, um na Copa do Brasil e outro no Baianão.

Os números do jogador no Brasileirão explicam o primeiro turno praticamente perfeito no quesito disciplinar. Lucas fez apenas cinco faltas nos 19 jogos em que atuou. Uma média de 0,26 infrações por partida.

Para efeito de comparação, o atacante Gilberto, que tem o papel de iniciar a marcação, cometeu proporcionalmente quatro vezes mais faltas que o zagueiro. Foram 16 em 15 jogos, média de 1,06.

Um dos caminhos para entender os motivos do baixo número de faltas de Lucas Fonseca está no meio-campo. Os volantes concentram o maior número de infrações do Esquadrão.

Gregore se destaca no quesito. Só no primeiro turno o volante parou o jogo 58 vezes em 16 partidas - uma média de 3,6 faltas por exibição. O número é mais que o dobro do que cometeu o lateral Moisés, segundo colocado, com 28 faltas em 15 partidas.

Companheiro de Gregore, Flávio aparece no top 3, com 20 faltas em 11 jogos e uma média de 1,8 infração por partida disputada. 

Pela quantidade de faltas cometidas, Gregore também ostenta o título de jogador mais indisciplinado quando o assunto são os cartões no Campeonato Brasileiro. 

O camisa 26 foi punido com cinco amarelos e um vermelho. Na sequência aparecem o lateral Moisés, que levou quatro amarelos e um vermelho, e o atacante Artur, que recebeu quatro cartões amarelos.

Caminho contrário
Apesar do baixo número de faltas de Lucas Fonseca, no geral o Bahia corre no caminho inverso. É o sexto time que mais faltoso entre os 20 clubes da Série A. Em todo o primeiro turno, o tricolor cometeu 273 infrações em 19 partidas, uma média de 14,4 por partida.

O líder do ranking é o Vasco, com 308 faltas. Na sequência aparecem Palmeiras (307) e São Paulo (297). Entre os times menos faltosos estão Botafogo (208), Goiás (221) e Corinthians (224).

O alvinegro paulista, inclusive, é o próximo adversário do Bahia, sábado (21), às 19h, no Itaquerão. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/strada-rodamos-na-bahia-com-a-nova-geracao/
Picape da Fiat agora tem cabine dupla com quatro portas e central multimídia que faz espelhamento sem fio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/samsung-lanca-campanha-especial-sobre-nova-linha-de-tvs/
Vídeos apresentam novidades das novas smarTVs da empresa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gari-tem-moto-furtada-logo-apos-saber-da-morte-da-mae-nao-faz-isso-comigo/
André Araújo gravou vídeo emocionado pedindo devolução de veículo que usa para complementar renda; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lei-aldir-blanc-pagamento-de-renda-mensal-deve-ficar-a-cargo-dos-estados/
Já os subsídios previstos para os espaços devem ser administrados pelos municípios; verba é federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-baiana-flores-do-mal-esta-de-volta-30-anos-depois/
Grupo que marcou o cenário do rock baiano nos anos 1980 retorna com seis canções inéditas e formação original
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-bbb-daniel-lenhardt-revela-que-so-fez-sexo-com-4-pessoas-inexperiente/
Ator também falou sobre primeira vez e sobre uma traição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confirmado-policia-anuncia-que-corpo-encontrado-boiando-e-de-naya-rivera/
'Ela reuniu energia suficiente para colocar seu filho no barco, mas não o suficiente para se salvar', disse xerife sobre a morte da atriz
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adriano-imperador-fura-quarentena-para-curtir-baile-funk-no-rio-veja-video/