Tive meu contrato suspenso. Meu 13º vai ser menor por conta disso?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Tive meu contrato suspenso por seis meses. Meu 13º vai ser menor por conta disso? Anônimo Olá Anônimo. No início da pandemia o Governo Federal expediu a Medida Provisória 936, que dentre outras coisas, permitiu a suspensão do contrato de trabalho. Por força dessa medida, os colaboradores que tiveram seu contrato suspenso sofrerão impacto no 13º salário, que começa a ser pago esse mês. Dependendo da quantidade de meses que ficou com contrato suspenso, o trabalhador pode ter o 13º salário reduzido em até 50%, isso porque a verba é calculada considerando o valor do salário e os meses trabalhados durante o ano, se trabalhou menos, irá receber menos.

Com a taxa de juros tão baixa ainda vale a pena investir no Tesouro Selic?  Marcos Souza Olá Marcos. Tradicionalmente o brasileiro é bem conservador, e quando tínhamos a SELIC acima de 14% ao ano, os produtos de renda fixa eram muito bem vistos, inclusive, investidores que compraram papeis com a Selic nesse patamar, estão muito bem nesse período de pandemia. Atualmente, a Taxa Básica de juros está a 2% ao ano, e o CDI a 1,9%, principal indicador de remuneração dos produtos de renda fixa, gerando um desestimulo aos investimentos em papeis indexados pelo CDI, fato que motivou a migração de muitos CPFs para a Bolsa de Valores. O Tesouro Direto também teve sua remuneração reduzida e de certa forma, se tornou pouco atrativo, mas é possível montar uma boa estratégia utilizando Títulos Públicos, até porque, o que mais importa não é o produto, mas sim a estratégia de investimento, que considera os projetos do investidor, o perfil e a capacidade de investimento. Para garantir uma maior segurança e ter um ganho real, é possível adquiri Títulos pós fixados, como o IPCA +, ou Tesouro Selic, dependendo da estratégia. No momento de decidir, observe os índices de remuneração e o prazo, para evitar sair com muita antecedência e perder dinheiro na operação.

Tem dúvidas sobre Finanças Pessoais? Mande um e-mail para [email protected]