Todos os dias surgem 500 novos casos de covid-19 na Bahia

Quase 300 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose em Salvador

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 23 de novembro de 2021 às 15:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nara Gentil/ CORREIO

Todos os dias a Bahia está registrando entre 400 e 500 novos casos de covid-19. O dado é mesmo desde setembro, o que tem preocupado os especialistas. A coordenadora do Centro de Operações de Emergência em Saúde da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), Izabel Marcílio, participou da audiência pública realizada pela Câmara Municipal para discutir a realização do Carnaval, nesta terça-feira (23), e apresentou alguns números.

“Em fevereiro deste ano houve uma escalada exponencial de casos. Depois do toque de recolher houve uma queda da curva, mas mantivemos um platô muito grande e por isso foram adotadas novas medidas, até que começamos a ter novas quedas. Desde meados de setembro o número de casos não sobe, mas também não cai, o que é alarmante porque doenças de transmissão respiratória são explosivas. Sem queda há sempre a possibilidade de aumento”, contou.

Ela contou que nos últimos três meses a variação da quantidade de novos casos tem sido pequena também na rede privada. Atualmente, são cerca de 200 pacientes nas UTIs, o menor número desde o início da pandemia, a Bahia registrou 1,2 milhão de infectados e 27 mil pessoas perderam a vida para a doença. “Em setembro, nós conseguimos uma média móvel de 400 novos casos por dia em todo o estado. No início de novembro subiu para 500 casos, e isso é um motivo de alerta”, afirmou. Audiência durou 4h e teve participação de entidades de classe (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO) Já a subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreviníveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos, contou que 72% das pessoas com 12 anos ou mais receberam a segunda dose e estão completamente imunizadas, mas que 286 mil ainda não foram tomar a segunda dose em Salvador e 80 mil nem sequer tomaram a primeira dose.

“Temos 31.800 pessoas de 12 a 17 anos que não estão vacinadas e 39.284 na faixa-etária de 18 anos ou mais que não compareceram para iniciar o esquema de vacinação. Em relação aos dados se segunda dose pendentes, são 91 mil pessoas que precisam tomar CoronaVac, 139 mil para Pfizer e 57 mil para Fiocruz. São quase 300 mil pessoas. É uma lacuna preocupante”, afirmou.

Durante a audiência, o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos, Cláudio Tinoco (DEM), leu uma carta enviada pela Fiocruz-Bahia. O Instituo afirma que é preciso que 90% da população esteja imunizada para que a festa aconteça com segurança, que os números da pandemia precisam diminuir e que o passaporte da vacina tem que ser obrigatório.

O prefeito Bruno Reis (DEM) disse que terá uma reunião com o governador Rui Costa (PT) para discutir o assunto. “Muito provavelmente, ainda essa semana”, disse, mas não forneceu mais detalhes sobre o encontro.