Top baiana Samille Bermannelli celebra dreads em capa de revista internacional

bahia
28.11.2020, 18:30:00
Atualizado: 28.11.2020, 18:32:49
(Foto: Divulgação)

Top baiana Samille Bermannelli celebra dreads em capa de revista internacional

'Venho tentando quebrar esse padrão dos cabelos das pretas', comenta jovem de Salvador que vive em Nova York

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Aos nove anos, Samile Bermannelli pediu à mãe que fizesse alisamento nos seus cabelos. A pequena baiana de madeixas cacheadas, que essa semana foi capa da revista chilena Issue Magazine, queria andar com os cabelos soltos, mas o grande volume não permitia que o fizesse. 

“Minha mãe trabalhava muito e não sabia fazer muitos penteados, então sempre optava por aqueles que duravam uma semana inteira. Eu via as meninas na escola com cabelo solto e liso e queria me encaixar no padrão”, relembra a soteropolitana, que atualmente vive em Nova York.

Samile ficou refém da química capilar por oito anos. Até que aos 17, um ano e meio após começar a modelar, decidiu cortar os cabelos no estilo big chop e assumir seu afro - a partir de então, a modelo viu a carreira decolar. 

Seu cabelo sempre foi motivo de diversas reuniões na agência e com clientes. O mercado não absorvia a identidade afro das mulheres negras e impunha o padrão estético de fios lisos de mulheres brancas. 

“Já vi muitas meninas terem que trançar o próprio cabelo ou ouriçar seu black power nos backstages porque os cabeleireiros não sabem trabalhar com cabelo afro”, conta.

Orgulhosa de suas raízes afrodescendentes, Samile decidiu mudar o mercado. “Eu venho tentando quebrar esse padrão dos cabelos das pretas e mostrar para os clientes que há inúmeras opções, como: tranças, penteados, miçangas e acessórios que eles podem usar”, afirma a moça nascida e criada na região da Barros Reis, que contou ao Alô Alô o que gosta de fazer quando volta à cidade natal.

“Eu sempre vou à praia, como acarajé, vou a partido alto (rodas de samba), ao Pelourinho, e amo fazer churrasco com a minha família”, revelou a baianíssima ao Alô Alô.

Capa de revista
Neste mês, ela viu seu esforço compensar na capa da revista chilena Issue Magazine. Com dreadlocks, a modelo estrela a edição de aniversário de sete anos da publicação, que já teve em suas páginas Coco Rocha, Alexa Chung e Helena Christensen. 

“Essa capa é muito importante para mim. É o resultado da minha resistência e insistência de que pode dar certo. Se eu olhasse pra trás e falasse para as minhas agências que eu iria colocar dreadlocks eu provavelmente iria escutar um ‘não’”, analisa. 

Aos poucos, Samile tem modificado a indústria e empoderado outras mulheres negras a assumirem suas identidades afro. 

“Confio na beleza da minha ancestralidade e espero ver outras modelos com orgulho da sua pele e do seu cabelo. Não podemos viver inseguras, precisamos lutar pela nossa liberdade estética também”, completa. 

Portfólio e top 50 do mundo
A top model da nova geração de brasileiras tem em seu portfólio desfiles para Valentino, Kenzo, Eli Saab, Zuhair Mourad, Marc Jacobs, Miu Miu, Balmain, Victoria’s Secret; campanhas para Dolce e Gabanna e Jacquemus, além de três Vogues Paris, Vogue América, Japão, Reino Unido e Brasil. 

A baiana já cruzou as passarelas das principais semanas de moda mundiais: Milão, Nova Iorque, Paris e Londres. De acordo com a Vogue Itália, Samile integra as 50 maiores modelos negras da atualidade.

Leia mais notícias do Alô Alô.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas