Toyota anuncia construção de cidade inteligente no Japão

ivan dias marques
07.01.2020, 19:20:00
Atualizado: 07.01.2020, 19:47:48

Toyota anuncia construção de cidade inteligente no Japão


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Toyota anunciou na segunda-feira (6), durante a apresentação da marca na edição 2020 da Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas Valley, nos EUA, a construção de uma cidade inteligente aos pés do Monte Fuji, no Japão. Chamada de Woven City, o local começará a ser erguido em 2021 e, incialmente, terá uma população de 2 mil pessoas, entre pesquisadores e voluntários. 

"Construir uma cidade completa, mesmo em uma escala menor como essa, é uma oportunidade única de desenvolver tecnologias para o futuro, incluindo um sistema operacional digital focado na infraestrutura urbana. Com pessoas, construções, e veículos todos conectados e se comunicando entre si por meio de dados e sensores, com os quais seremos capazes de testar a Inteligência Artificial nos domínios físico e virtual, maximizando seu potencial”, afirmou Akio Toyoda, presidente da Toyota.

Confira fotos do protótipo da Woden City:

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

Desenhada pelo arquioteto dinamarquês Bjarke Ingels, Woden City será um local para testes e desenvolvimento de tecnologias  autônomas, de robótica, de mobilidade pessoal, com casas inteligentes e uso inteligência artificial em um ambiente único e em tempo real, segundo a empresa. 

O planejamento é de uma cidade totalmente sustentável. As construções serão de madeira, com estilo japonês, e apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono serão permitidos nas vias principais. As casas contarão com IA para verificar índices de saúde e teto com painéis fotovoltaicos para gerar energia solar, entre outras medidas.

Ficou interessado? Dê uma olha no site da cidade, em inglês: https://www.woven-city.global


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas