Transformações em Salvador com guerra de independência serão tema de live desta quinta

O convidado será o historiador e professor Rafael Dantas; live começa às 17h

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2020 às 12:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

As transformações vividas por Salvador no contexto da guerra de independência de 1823 serão o tema da terceira live do CORREIO sobre o Dois de Julho, nesta quinta-feira (2), às 17h. O convidado será o professor e historiador Rafael Dantas.

Formado pela Universidade Federal da Bahia, ele é pesquisador na área da Cultura Material e Iconografia. Desenvolve pesquisa sobre as transformações no cenário urbano da Cidade do Salvador e suas representações iconográficas no século XIX e início do século XX.  Na sexta-feira (3), para fechar as lives, o CORREIO conversará com o restaurador José Dirson Argôlo sobre duas figuras fundamentais para a festa: o caboclo e a cabocla. José Dirson, da Escola de Belas Artes da Ufba, é o responsável pela restauração dos caboclos para a festa.

Esta é a primeira vez em quase 200 anos de história que não haverá um desfile do Dois de Julho, por conta da pandemia do coronavírus. Uma programação especial ocorreu na Lapinha, com presença do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa.

As lives serão apresentadas pela jornalista Clarissa Pacheco.

O conteúdo das das primeiras lives já está disponível no IGTV do Jornal Correio (@correio24horas).