Trapalhada no MAM: nomeado como diretor desiste do cargo e diz que 'foi um equívoco'

ronaldo jacobina
11.02.2020, 05:00:00
Atualizado: 11.02.2020, 06:13:46

Trapalhada no MAM: nomeado como diretor desiste do cargo e diz que 'foi um equívoco'

(Divulgação)
Hermano Queiroz diz que recebeu outros convites e que está avaliando

Dois dias depois de ter a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado, Hermano Guanais Queiroz desistiu de assumir o cargo de diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Por telefone, o baiano que vive em Brasília, onde trabalha na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), disse que a nomeação foi um equívoco e que ele, embora tenha ficado lisonjeado com o convite, preferiu declinar em função de compromissos assumidos na capital federal. 

Descaso
Procurados, a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, e o diretor-geral do IPAC, João Carlos Oliveira, não se manifestaram. A assessoria de imprensa da Secult informou à coluna que o diretor do IPAC mandaria uma nota oficial, o que não aconteceu até o fechamento da edição. Esta atitude dos representantes do Governo do Estado, não surpreende, haja visto o tratamento que vem sendo dado à cultura em geral, especialmente aos museus.   

Tô na varanda
A Varanda Elétrica, palco de grandes encontros musicais do Carnaval de Salvador, vai voltar ao Camarote Expresso 2222. O espaço será comandado pela cantora Illy que vai animar os foliões pipoca, de sexta a terça-feira. Assim como era no passado, a artista receberá convidados todas as noites, e vai interagir com os artistas dos trios que desfilam no circuito. Criada em 2009, a Varanda se tornou parada obrigatória dos trios e ponto de encontro do Carnaval. 

(Divulgação)
Illy nasceu no Rio, mas foi criada na Bahia

Circuito off
A promoter Licia Fabio vai montar sua Casa Bem Bahia pela terceira vez consecutiva na Bahia Marina. O espaço vai funcionar de sexta a terça-feira de Carnaval, das 14h às 22h, com serviço all inclusive, e buffet assinado pelo chef Dudu Prado, do restaurante Lafayette, que cede o espaço mais uma vez para o evento. Pela primeira vez desde que mudou seu quartel general para fora do circuito da folia baiana, Licia Fabio e a Oquei Entretenimento, resolveram que irão comercializar uma cota de ingressos. Este ano, a decoração ficará a cargo das irmãs Ana Paula e Ana Claudia Nonato. O site Glamurama, da jornalista Joyce Pascowitch, montará uma redação no local. 

Foto:Eduardo Freire/Divulgação)
Licia Fabio volta a comandar casa fora do circuito do Carnaval

Vinho da serra
A vinícola da família Valduga vai fazer um “Vin Première” no dia 26 de março, no Yacht Clube da Bahia. O evento será conduzido pelo CEO do grupo, Eduardo Valduga. Na ocasião, o público participará da degustação dos produtos da Casa Valduga e Ponto Nero e as cervejas especiais da Cervejaria Leopoldina, tudo harmonizado com itens da Casa Madeira. Todos os rótulos apresentados estarão à venda com descontos especiais. Os ingressos podem ser adquiridos no site: https://uhuu.com/evento/ba/salvador/vin-premiere-salvador-8967.

(Divulgação)
Eduardo Valduga é o CEO da Casa Valduga 

Coletiva
Quatro artistas integram a exposição A Casa 53 que será aberta na próxima sexta-feira (14), às 19 horas, na Mouraria. Alzira Fonseca, Cassandra Barteló, Fátima Tosca e Regina Miranda, sob a batuta de Lanussi Pasquali, transformaram cada cômodo com seus trabalhos inspirados na própria história da casa.  No sábado (15), haverá um bate-papo com as artistas. A mostra permanece até domingo, dia 16. De acordo com Cassandra Barteló, que estendeu um varal com fotografias de texturas e cores predominantes no espaço, “a ideia é criar um contraponto, quis trazer para a galeria, na entrada da casa, um varal”. 

Estreia
Medida Provisória, o primeiro longa de ficção dirigido pelo baiano Lázaro Ramos, fará sua estreia mundial no Festival SXSW (South By Southwest) 2020, que acontece de 13 a 22 de março, em Austin, no Texas. A produção é da Lereby e Lata Filmes, em coprodução com Globo Filmes e Melanina Acentuada. 

(Divulgação)
Lázaro Ramos estreia seu primeiro filme de ficção 

No forno
O escritor baiano Wesley Correia lança seu quarto livro de poesias, Laboratório de Incertezas, no dia 12 de março, às 19h, na Casa da Mãe (Rio Vermelho), com a realização de um recital de poesia conduzido pela escritora Rita Santana e apresentação musical de Gabriel Póvoas, seguidos de sessão de autógrafos. A entrada é gratuita, e o livro, que sai pela editora Malê, custa R$ 36. 

(Divulgação)
Wesley Correia lança seu quarto livro de poesias



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-e-flagrado-agredindo-folioes-no-campo-grande/
Outros dois colegas dele distribuíram cacetadas em outras pessoas na multidão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ultimo-dia-de-carnaval-em-salvador-tem-ivete-daniela-jau-e-geronimo-sem-cordas/
Confira os destaques da despedida do Carnaval com o chefe de reportagem Jorge Gauthier
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradora-sobe-no-palco-e-danca-com-cantora-no-carnaval-nos-bairros/
No total, são 10 bairros com festas e atrações diversificadas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carnaval-policial-de-folga-se-envolve-em-briga-atira-e-fere-tres-pessoas-no-centro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-6-a-teoria-da-impenetrabilidade/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedido-de-noivado-feito-por-gandhy-marca-inicio-de-desfile-na-barra-veja-video/
Casal de professores começou namoro durante a folia há dois anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-do-carnaval-destaca-pabllo-vittar-gandhy-e-pipocas/
Chefe de reportagem indica o que tem de bom hoje
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hit-no-carnaval-a-chegada-do-brega-funk-na-folia-baiana/
Em alta em todo o país, DJ Pedro Sampaio é um dos nomes mais relevantes do gênero que invadiu os trios
Ler Mais