Assine

Tubulação rompe e alaga UTI no hospital de campanha da Arena Fonte Nova


 

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (7)

  • Da Redação

Publicado em 07/05/2021 às 11:52:47
Atualizado em 22/05/2023 às 14:17:23
. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

O rompimento de um cano de água no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova causou um alagamento na ala C da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na manhã desta sexta-feira (7). A informação foi confirmada pela assessoria das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que administra o hospital.  

O acidente aconteceu por volta de 10h20. Imediatamente, cinco ambulâncias foram deslocadas para o hospital para auxiliar na remoção dos pacientes. Todos os que são tratados no hospital têm covid-19. Nenhum paciente foi atingido. 

A administração divulgou nota afirmando que se tratou de uma "situação pontual", sem impacto no funcionamento. "As medidas corretivas foram iniciadas de forma imediata e os reparos serão concluídos ainda hoje. Por precaução, os pacientes foram realocados em outras áreas da própria unidade, sem prejuízo para a assistência".  

Com o rompimento, parte do forro desabou e a ala, que tem 30 leitos de UTI, foi interditada. Dos 30 pacientes que estavam nela, todos foram relocados para outras alas do próprio Hospital de Campanha da Fonte Nova. Ao todo, o hospital tem 200 leitos, 100 de UTI, com 85% de ocupação, e 100 clínicos, com 39% de ocupação.  (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Em nota, a Embasa disse que o problema foi por conta de um vazamento interno, contido pela própria administração. "A Embasa informa que o incidente ocorrido hoje no hospital de campanha da Arena Fonte Nova foi decorrente de vazamento nas instalações internas da estrutura. A própria administração do hospital realizou a contenção do vazamento", diz a empresa. 

Por conta desse vazamento, o teto de gesso da ala cedeu, o que provocou o alagamento. Até o fechamento da reportagem, não se sabia o que causou esse vazamento. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas não precisou atuar, pois a equipe do hospital conseguiu remanejar todos os pacientes e controlar a situação.  

Uma funcionária do Hospital Espanhol que não quis se identificar disse que a situação foi logo normalizada. “Eu não estava no momento, pois hoje foi minha folga. Trabalhei ontem e os colegas de hoje que vivenciaram o momento. Mas a informação que eles me passaram é de que não foi algo que afetasse tanto o trabalho”, disse.  

Segundo a jovem, os pacientes foram realocados alguns para leitos de UTI da própria unidade e outros para leitos de enfermaria. “Não precisou transferir nenhum paciente, eles ficaram dentro da própria unidade. Os que já estavam em condição de ir pra enfermaria, foram”, explicou.  

O CORREIO solicitou às Osid uma fonte para falar sobre a situação do hospital, mas a unidade quis se pronunciar apenas por meo de uma nota oficial. Leia: 

Na manhã de hoje, sexta-feira (7/5), no espaço que atualmente abriga uma das alas UTI do Hospital de Campanha, houve uma desconexão da tubulação de água, provocando vazamento e, consequentemente, a queda de uma parte do forro. 

Os pacientes não foram atingidos.

Ressaltamos que foi uma situação pontual, sem impacto no funcionamento do Hospital. As medidas corretivas foram iniciadas de forma imediata e os reparos serão concluídos ainda hoje.

Por precaução, os pacientes foram realocados em outras áreas da própria unidade, sem prejuízo para a assistência.

* Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro.