Ufba decreta luto de três dias após morte de ex-reitor

Germano Tabacof foi reitor da instituição no período de 1984 a 1988

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2021 às 11:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Imagem: divulgação/Ufba

O ex-reitor da Universidade Federal da Bahia Germano Tabacof, 89 anos, faleu na manhã desta segunda-feira (28). Em nota, a instituição lamenta o falecimento e informa que decretou luto oficial de três dias, pela perda daquele que o reitor João Carlos Salles considerava “um exemplo, mas também um amigo”.

A nota não informa a causa nem o local onde o ex-reitor faleceu. Germano Tabacof foi vice-reitor da Ufba durante o reitorado de Macedo Costa (1979/1983), sucedendo-o como reitor, no período de 1984 a 1988. A sua gestão, declarou o reitor João Carlos, “foi um reitorado de agregação, em que a Universidade Federal se afirmou com seus valores”.

Nascido em Salvador, em 29 de dezembro de 1931, filho de imigrantes judeus que vieram do Leste Europeu, o professor Germano Tabacof graduou-se em Odontologia pela Ufba em 1952. 

Livre-docente em Odontologia, foi professor titular da Faculdade de Odontologia, de 1954 até a sua aposentadoria, após a conclusão do seu reitorado, em 1988. Ele também foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Bahia (ABO-Ba), em 1966, e vereador da capital baiana por duas legislaturas.

"A Ufba expressa as suas mais sinceras condolências aos colegas, amigos e à família do professor, cuja perda irreparável se soma ao falecimento do seu irmão, o engenheiro Boris Tabacof, 92 anos, no dia 15 deste mês", diz a nota.