Última audiência do caso Lucas Terra termina sem decisão sobre júri popular

salvador
25.11.2011, 21:05:00
Atualizado: 25.11.2011, 22:16:13

Última audiência do caso Lucas Terra termina sem decisão sobre júri popular

Testemunha de defesa foi ouvida no Fórum Ruy Barbosa

Da redação

A última audiência do caso da morte do menino Lucas Terra, realizada nesta sexta-feira (25) no Fórum Ruy Barbosa, terminou sem uma decisão sobre se os réus, o ex-bispo Fernando Aparecido e o ex-pastor Joel Miranda, vão a júri popular. Os dois foram denunciados pelo ex-pastor Sílvio Galiza, já condenado pelo crime a 18 anos de prisão que cumpre em regime semi-aberto.

Nesta sexta, foi ouvida a última testemunha citada no caso, um pastor chamado pela defesa. Segundo o advogado dos acusados, César Farias, algumas diligências foram pedidas tanto pela defesa quanto pelo Ministério Público e logo em seguida serão feitas as alegações finais.

"Estou convencido da absolvição deles. A defesa está muito segura porque não existe um caso, não tem provas, só a palavra de Galiza", diz Farias. O advogado acusa o MP de "incoerência" por acreditar na parte que lhe interessa do depoimento de Galiza. "Ele nunca confessou o crime. Ele quer que a gente acredite que ele é inocente e os pastores são culpados", diz.

Para Farias, Galiza resolveu acusar seus clientes como uma maneira de se vingar, porque eles teriam sido responsáveis por seu afastamento da Igreja Universal, e também para tentar reduzir sua pena. "Ele quer transferir a responsabilidade". 

A testemunha que depôs hoje falou sobre a rotina da igreja, que provaria que os dois acusados não tinham como ter estado no Rio Vermelho no dia do crime. "O pastor Joel sequer conhecia Lucas Terra", diz o advogado.

Já para o promotor Davi Galo, do MP, o caso é diferente. "Não tenho a mínima dúvida de que os dois serão submetidos a julgamento popular muito em breve", disse o promotor depois da audiência. Não há uma data definida para as alegações finais da defesa e da acusação e para a decisão da Justiça sobre se o caso vai a júri popular.

O caso
O pastor Silvio Galiza foi condenado pelo crime. Ele negou envolvimento no caso e disse que o adolescente foi morto por ter presenciado os pastores Fernando e Joel mantendo relações sexuais - os dois negam essa versão. Para o MP, os três agiram juntos.

O adolescente Lucas Terra foi assassinado, aos 14 anos, em 21 de março de 2001 após ter sido violentado sexualmente. O corpo do adolescente foi encontrado carbonizado em um terreno abandonado na avenida Vasco da Gama. Mesmo tento sido indenizados pela Igreja Universal, os familiares do adolescente querem a punição dos culpados.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-os-melhores-momentos-de-vitoria-0x0-freipaulistano/
Leão segue invicto em 2020 e na zona de classificação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-furdunco-e-banho-de-mar-a-fantasia/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-fuzue-e-festa-no-mar/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diretora-baiana-fala-sobre-nu-artistico-de-mulheres-com-mais-de-60-muito-amor/
No documentário Nuas e Cruas, Mariana Ayumi, 21, reflete sobre corpo, nudez e feminismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rica-em-historia-igreja-de-sao-domingos-e-pouco-explorada-no-turismo-religioso/
Local é ofuscado pela fama do Convento de São Francisco, a Igreja do Ouro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tecnologia-e-acessibilidade-permitem-maior-inclusao-em-parque-aquatico/
Beach Park apresenta sua segunda atração com realidade virtual
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/eu-provoquei-aquilo-diz-carlinhos-brown-sobre-garrafadas-no-rock-in-rio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gal-costa-e-silva-dividem-palco-da-concha-acustica-do-tca/
Cantora volta a se encontrar com músico após seis anos
Ler Mais