Um olho nos negócios e outro na inovação

A empresária Juliana Vellanes, da Lindo Olhar Estética e Spa, dividiu os aprendizados valiosos no mundo empreendedorismo

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 10 de agosto de 2022 às 21:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divugação

Há um ano, a empresária Juliana Vellanes, da clínica Lindo Olhar Estética e Spa, esteve no programa Empregos e Soluções ao vivo apresentando a própria trajetória como fundadora de uma clínica estética. Graduada em direito e jornalismo, ela deixou o emprego formal num grande escritório de advocacia para conciliar o sonho de ter o próprio negócio enquanto exercia o papel de mãe. 

Nessa quarta-feira, 10, Juliana voltou ao programa, que está completando dois anos, para falar das novidades do negócio e dividir com o público os aprendizados com a gestão do próprio empreendimento. Durante a conversa, ela enfatizou que não tem arrependimentos da decisão de começar a empreender e que, hoje, não consegue ver a vida pessoal e profissional longe dos negócios. Juliana Vellanes destacou o papel importante da inovação e da diversificação no mundo dos negócios, especialmente diante de tanta oferta de mercado (Foto: Reprodução/Instagram) Entre as muitas lições apresentadas como percepções ou vivência, Juliana fez questão de destacar os aprendizados quando o assunto é a inovação. Durante a conversa com a consultora e especialista em pequenos negócios Flávia Paixão, a empreendedora contou como uma mentoria sobre inovação conseguiu mudar a compreensão sobre essa característica no mundo empresarial.

“Empreender é uma tarefa difícil, então oferecer serviços e produtos com qualidade é o dever do empreendedor e estar atento às novidades é o que faz o negócio se destacar na concorrência”, pontuou. Juliana lembrou que a inovação não surge de uma hora para outra e que é importante saber observar os clientes, a concorrência e o mundo, para não desperdiçar as oportunidades que se apresentam. 

Detalhes como diferença

“Tenho fome em aprender e juntei isso ao fato de ser detalhista. Dessa união, nasceu a possibilidade de fazer a diferença para a vida do meu público e a minha própria”, esclareceu a empreendedora, que, nesses dias, inclusive, está em São Paulo fazendo um curso para atuar na despigmentação de tatuagem, maquiagem e desenho de sobrancelhas. A empresária reforçou a importância de lidar com as questões mais chatas da gestão de modo a garantir que o negócio funcione bem (Foto: Reprodução) Na oportunidade, Juliana lembrou que aprender, inovar, criar diferenciais também exigem sacrifícios do empreendedor, como cuidar dos detalhes administrativos mais burocráticos e chatos do negócio. “Como vinha de uma atuação como profissional liberal e que trabalhava no regime de CLT, precisei aprender muito sobre a parte administrativa e comercial. Na verdade, apanhei muito nessa área até aprender”, revelou.

Para a empresária, nessas horas, a saída é, além de se esforçar para conhecer, buscar ajuda, seja de amigos ou até mesmo especialistas que conheçam mais sobre a área. “Quem puder buscar mentorias, consultorias, não deve perder a oportunidade, no entanto, é importante lembrar que no próprio negócio, muitas vezes, nós mesmos precisamos lidar com essas questões contábeis, administrativas, fiscais e legais”, reforçou.

Outra lição importante destacada pela empresária é o fato de delegar tarefas no negócio “Não se pode abraçar o mundo, inclusive, para não pecar na ausência daquele detalhe, daquele cuidado. Um negócio não consegue crescer se o empreendedor não souber delegar”, refletiu a empresária. 

Vale lembrar que, semanalmente, o programa recebe um convidado para dividir suas experiências e aprendizados no empreendedorismo. Os programas – que vão ao ar todas as quartas-feiras, à partir das 18 horas, na página do Correio, no Instagram -  ficam gravados e podem ser acessados no momento mais conveniente.