Um plano para as florestas plantadas

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20.11.2018, 05:00:00

Um plano para as florestas plantadas


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O setor de florestas plantadas é sabidamente um dos com maior potencial de crescimento na Bahia e está, atualmente, em desenvolvimento no Extremo Sul e no Oeste do Estado. A produtividade por aqui é maior que na média nacional, que por sua vez é bem maior que a do resto do mundo – 42 m³ / hectare/ ano na Bahia, contra 40 na média brasileira e 20 na mundial. Ainda assim, o setor carece de políticas públicas específicas para alavancar toda a sua potencialidade atraindo e retendo investimentos. A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) vai aproveitar a realização da Fenagro para apresentar a entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil o Plano Nacional de Desenvolvimento para Florestas Plantadas, atualmente em consulta pública no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas com previsão de ser lançado ainda em 2018.  O lançamento ocorrerá na reunião conjunta das câmaras setoriais de Florestas Plantadas da Seagri e do Mapa, no próximo dia 28, na Fieb.

Consumo interno – O plano traça metas e diretrizes para quatro áreas da cadeia produtiva do setor: energética, toras industriais, painéis de madeira e papel e celulose. O objetivo principal é o de 7,6 milhões para 10,4 milhões de área coberta por florestas plantadas até 2025. E, a partir daí, fomentar o aumento do consumo interno dos produtos originados das florestas plantadas. Segundo o documento, é possível obter grande expansão no consumo doméstico de madeira para a construção de casas; produção de móveis – especialmente para a população de baixa renda - ; celulose e papel para embalagem e para ler e escrever; e elevar a produção de carvão vegetal e de biomassa para a produção de energia.  

A Bahia e seus entraves – Segundo o presidente da Abaf, Wilson Andrade, o setor na Bahia vai bem, mas ainda pode ser melhorado. O principal entrave está, afirma, no problema de invasão de terras e uma  certa resistência” policial para o cumprimento imediato de decisões judiciais de reintegração de posse. Segundo ele, esse foi um fator levando em consideração pela Suzano para preferir abrir uma nova unidade fabril no Maranhão que ampliar a de Mucuri, no Extremo Sul baiano. Ainda assim, ele destaca que a produção de energia a partir da madeira de florestas plantadas deve contribuir para solucionar, por exemplo, um dos maiores problemas enfrentados pelo agronegócio do Oeste, que é a falta e a inconstância do fornecimento de energia. Ainda nesta área de energia verde, na qual a Bahia tem se destacado com a produção eólica, ele cita a usina de biomassa da Dow Química, em Camaçari, que gera energia a partir do eucalipto, como uma experiência que pode ser replicada por outras plantas industriais. Por fim, diz que outra cadeia que tem grande potencial para crescer por aqui  é a do uso de madeira na Construção civil “85% da madeira usada na construção civil da Bahia vem do Sul do país”, garante.

Área protegida – Wilson Andrade também cita que o setor de florestas plantadas é um dos que mais contribui para a preservação da natureza. Isso porque as empresas estabeleceram o compromisso de preservar uma área equivalente à área plantada (1 hectare preservado para cada 1 hectare plantado). Hoje está média está, aqui na Bahia, em 0,7, bem acima do obrigatório estabelecido por lei, que é de 0,2. Além disso, as florestas para manejo geralmente já são plantadas em locais degradados, especialmente por queimadas.
 

Baianos vão gastar R$ 92 mi na Black Friday

Os organizadores da Black Friday- já consolidada como maior campanha do comércio eletrônico do país – esperam que o evento movimente um total de  R$ 2,5 bilhões, o que representa  um crescimento de  19% em relação ao ano passado. O otimismo também marca as estimativas para Salvador e Bahia. Segundo Ricardo Bove, diretor da BlackFriday.com.br. , os consumidores da capital devem gastar em torno de  R$ 46 milhões em compras feitas durante a promoção. O volume de compras feitas em todo o estado, por usa vez,deve chegar R$ 92 milhões. As estimativas são feitas a partir de dados gerados pelo histórico das edições anteriores e do tráfego de consumidores no site do evento. “Este crescimento ano a ano, ocorre desde quando trouxemos o evento para o Brasil em 2010 e demonstra o diferencial da Black Friday daqui: ela já nasceu inclusiva por conta do foco no comércio eletrônico, já que o ambiente digital possibilita a participação de todos, inclusive fora dos grandes centros, afinal basta ter internet para aproveitar” esclarece Ricardo Bove. Ainda, segundo o idealizador, as principais intenções de compras para a edição de  2018 seguem o mesmo perfil dos anos anteriores: busca por produtos de maior valor agregado e de desejo. O destaque fica por conta dos smartphones, seguido por televisores, notebooks e eletrodomésticos. Do ponto de vista regional, o Sudeste continua sendo responsável pelo maior faturamento em números absolutos. Em contrapartida, todas as outras regiões possuem um crescimento percentual maior, aumentando sua participação na Black Friday ano a ano. No Nordeste, as vendas devem ultrapassar a casa dos R$ 314 milhões em 2018, o que representa um faturamento mais de seis vezes maior do que o realizado em 2013.
 
 
Publicitários felizes

Os publicitários baianos lideram o ranking de otimismo entre os profissionais de todo o país. Segundo dados da pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda), realizada com 165 agências de todo o país, 87,5% dos profissionais baianos preveem um 4º trimestre (outubro – dezembro) deste ano melhor ou igual ao de 2017. Em seguida aparecem os publicitários do Distrito Federal (71,4%). Os mais pessimistas são os do Pará (50% prevendo piora) e Rio Grande do Norte (40% prevendo piora). Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados no início de outubro deste ano, com representantes de 165 agências publicitárias de todo o país e refletem a performance das empresas no 3º trimestre, além das perspectivas para o último trimestre e o ano de 2018, como um todo. A pesquisa VAN Pro teve início em 2017, quando a Federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar, trimestralmente, o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.
 
 
Cerveja mais sustentável
 
Em busca de aumentar seus já bons índices de sustentabilidade, a Ambev está em fase avançada para iniciar a substituição de caminhões movidos a combustíveis fósseis por elétricos. A cervejaria firmou parceria com a Volkswagen para desenvolver veículos de entrega de bebidas movidos a energia solar, e a fase de teste piloto com o primeiro destes veículos acaba de ser concluído em São Paulo. O caminhão percorreu 900 km realizando uma série de entregas na cidade durante os últimos 30 dias. A ideia da Ambev é a de que até 2023, 1.600 caminhões elétricos integrem a frota de operação logística. Foi observada redução de emissão de 0,7 toneladas de CO2 no período de testes, graças à particularidade da tecnologia do veículo e à utilização de uma matriz energética limpa. O caminhão elétrico VW e-Delivery que foi testado é recarregado com 100% de energia solar. A energia consumida totalizou 950 kWh, evitando que cerca de 200 litros de diesel fossem utilizados. Desenvolvidos no Brasil, os veículos contam com soluções de última geração para logística verde, o que envolve sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria durante a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os testes realizados mostraram que o sistema permitiu uma recuperação de cerca de 40% na energia.  Na Bahia, a fábrica da Ambev em Camaçari realiza uma operação logística que utiliza uma frota total de 420 caminhões.
 
 
 
FIQUE POR DENTRO

30 anos - A maior rede de farmácias de manipulação do Brasil, A Fórmula, lança nova campanha com peças veiculadas em várias cidades do país para comemorar os 30 anos de mercado. Nela, clientes da rede estampam os materiais de divulgação e validam o slogan da marca “Especialista em você”, que traduz um dos maiores desafios da marca em todas as cidades onde se faz presente: entender cada indivíduo como único e trabalhar para atender às suas necessidades com foco no bem-estar e qualidade de vida.  De acordo com a coordenadora de Trade Marketing da empresa, Milena Tapioca, o conceito criativo da comunicação está no uso dos clientes reais que representam hoje parte do público com o qual a marca interage: mulheres, esportistas e idosos. O conteúdo dos spots também salienta a trajetória de três décadas com o investimento constante em pesquisa e a excelência dos produtos.
 
 
Inteligência artificial - Lançado em fevereiro, o assistente virtual (chatbot) da Oi acaba de atingir 8 milhões de mensagens e 600 mil atendimentos. O serviço, que pode ser acessado via WhatsApp, web e Messenger fornece dados para pagamento da fatura dos produtos (Fixo, Banda Larga, Pós e Oi Total) e soluções de suporte técnico para clientes de telefonia e banda larga fixas. A solução chegou ao patamar de 85 mil atendimentos por mês, com mais de 78% de satisfação dos clientes. Além disso, 94% dos clientes que buscaram os dados de pagamento através do assistente virtual não ligaram para o call center. A solução de assistente virtual da Oi, que utiliza tecnologia de Inteligência Artificial, foi criada para entender as necessidades dos clientes e prover uma experiência digital diferenciada de atendimento nos mais variados canais.
 
Próstata - A Diagnoson a+, em Salvador, passa a disponibilizar, por meio da plataforma Fleury Genômica, um teste chamado Painel Câncer de Próstata Hereditário, que sequencia genes relacionados ao risco de desenvolvimento do câncer de próstata. A partir do conhecimento do perfil genético do indivíduo é possível ter um plano de acompanhamento personalizado no qual o pilar de abordagem segue em conjunto com o rastreamento regular. O exame Painel Câncer de Próstata Hereditário pode ser solicitado pelo Fleury Genômica e custa R$ 1.690,00. Para mais informações, acesse  www.fleurygenomica.com.br. A estimativa é que em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, sejam diagnosticados 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo estimadas mais de 13 mil mortes por ano. Acredita-se que entre 5% a 10% dos casos de câncer de próstata têm origem hereditária.
 
 
Reconhecimento - O Hospital Humberto Castro Lima – localizado no bairro do Canela, Centro de Salvador -  recebeu mais mais um reconhecimento. No último dia 15 a unidade recebeu o Prêmio Top of Mind 2018, no segmento de Oftalmologia. Esta é a primeira vez que o Hospital é contemplado com um dos mais importantes prêmios de marketing do Brasil. A  pesquisa que dá origem ao reconhecimento foi realizada pelo INBRAP (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública), que, segundo a assessoria do hospital, desenvolveu uma análise mercadológica por meio dos mais modernos recursos, para identificar as empresas e instituições mais lembradas pela população. Anteriormente, ainda em 2018, o hospital foi premiado com o GPTW (Great Place To Work), ocupando a 7ª posição entre as melhores empresas para trabalhar na Bahia. Além disso, foi um dos vencedores do Benchmarking da Federação dos Estabelecimentos de  Saúde Filantrópicos da Bahia (FESFBA), que elege os melhores cases realizados por entidades filantrópicas, nas categorias de Humanização, Pesquisa Assistencial, Inovação, Tecnologia e Socioambiental. No mês de dezembro, será ainda contemplado com o Prêmio Ser Humano, que reconhece as melhores práticas em gestão de pessoas do país
 
TIM -  A operadora preparou um mimo especial para os clientes de um de seus planos top de linha.  Os usuários vão poder comprar com descontos ingressos do “TIM Live apresenta Frejat” (20%). A entrada – inteira - varia de R$ 120 a R$ 180 a depender da fila. Para participar da promoção basta apresentar uma conta nominal da TIM e documento oficial de identificação (RG ou CNH) na bilheteria do Teatro Castro Alves ou nos postos do espaço cultural nos SACs.
 
 
Inglês – De olho no mercado para as classes B e C, a Yes Idiomas planeja expandir sua rede de escolas  com um plano especial que oferece um desconto de até R$ 60 mil para quem quiser abrir uma franquia do grupo. O objetivo é inaugurar até 30 em 2019. O Nordeste e cidades médias de outras regiões do país ocupam posição estratégica nos planos da empresa. Tanto assim que também foi criado um novo modelo de negócio, com investimento de R$100 mil para a abertura de escolas em cidades de até 50 mil habitantes.
 
Dentes - A Bahia também é alvo da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do país e uma das maiores do mundo, atualmente com mais de 600 unidades vendidas. Os planos da empresa incluem a abertura de 25 novas unidades no estado. “Nos enxergamos a Bahia como um Estado muito competitivo, tanto pela questão populacional quanto pelo número de cidades. Além de ser um dos Estados do Nordeste com maior poder aquisitivo”, diz Paulo Zahr, sócio-fundador da Odontocompany. “Quem quer ser grande, precisa estar bem representado na Bahia. E estar na Bahia não é apenas Salvador. Queremos estar em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Ilhéus, Porto Seguro e muitas outras cidades. Buscamos empresários que sejam presentes no negócio, não precisam ser dentistas, mas é preciso ter a presença do dono´´, completa.
 
Frutas - A Perini fechou parceria com a empresa nordestina Doce Mel para ampliar a oferta de frutas e verduras premium nas lojas de Salvador e Recife. Além do melão e pimentão rei, os clientes podem encontrar o mamão papaya golden, kiwi sungold, abacaxi e uvas premium. Mensalmente, a rede comercializa cerca de 280 toneladas de frutas e legumes.
 
 
Homenagem - Em comemoração aos 50 anos da Escola Dorilândia, localizada em Salvador, a Fundação João Fernandes da Cunha homenageia o estabelecimento com a entrega de Certificado de Reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade. Será no próximo dia 30, às 19h, na sede da Fundação, localizada no  Largo do Campo Grande, nº 08 (ao lado do Teatro Castro Alves-TCA). A cerimônia de entrega da honraria contará com apresentação do coral infantil da escola.
 
Raios UV - Maior fabricante de roupas de proteção UV do Brasil, a Litoraneus, que conta com mais de 120 lojas no país, inaugurou mais uma unidade em Salvador: no Pituba Sol Shopping & Flat. A nova franquia conta com diversos produtos, incluindo as tradicionais camisas de proteção. O destaque, contudo, cabe às roupas de proteção para bebês e crianças de 0 a 12 anos (bonés, viseiras, conjuntos). Com cinco anos no mercado, a Litoraneus tem o selo da ARPANSA (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear).
 
Premiação - Os Cartões Atacadão e Carrefour realizam campanhas promocionais que sortearão diversos prêmios até janeiro de 2019, como viagens, automóveis e eletroeletrônicos. Para participar, o cliente deve se cadastrar nos sites das promoções. Até o dia 31 de dezembro, a cada compra, a partir de R$ 10 utilizando um dos cartões, o cliente ganha um número da sorte para concorrer aos sorteios realizados em 15 de dezembro e 16 de janeiro. Integram as campanhas, o e-commerce e todas as lojas do Carrefour, incluindo postos de combustível e drogarias, além das lojas de autosserviço do Atacadão. 


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