Uneb suspende aulas em Itaberaba por conta da falta de segurança

bahia
24.08.2018, 16:32:00
Corpo de PM segue em carreata pelas ruas de Itaberaba (Foto: Leitor CORREIO)

Uneb suspende aulas em Itaberaba por conta da falta de segurança

Homem foi morto próximo ao campus na tarde desta sexta-feira

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) suspendeu as aulas no campus de Itaberaba, no Centro-Norte do estado, na noite desta sexta-feira (24), por conta da insegurança na cidade. A decisão foi tomada pela direção da unidade depois que um homem foi assassinado próximo ao campus, durante a tarde.

Um cabo da Polícia Militar e três homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram mortos, nessa quinta, durante uma operação. Na semana passada, a polícia cumpriu 21 mandados de prisão no município.

Homens morreram durante operação (Foto: Divulgação/SSP)

Segundo uma funcionária da Uneb e moradora de Itaberaba, o movimento de policiais na cidade está intenso desde o início da manhã. Viaturas da Rondesp, do Batalhão de Choque e até um helicóptero estão sendo usados no patrulhamento. Por volta das 13h, um homem foi morto próximo ao campus universitário.

“Por isso, a direção da unidade resolveu suspender as aulas, por questão de segurança. O comércio está funcionando normalmente no Centro, mas estão tendo muitos tiroteios e execuções nos bairros periféricos. Estamos todos assustados. O clima está tenso”, contou a mulher, que pediu para não ser identificada.

Morto com tiro na cabeça, Crenildo tinha 21 anos na PM (Foto: Reprodução)

O reforço no policiamento aconteceu depois que o cabo Crenildo Freitas Macedo, 42 anos, foi assassinado durante uma operação, na noite desta quinta-feira (23). Ele era lotado no 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM/ Itaberaba) e saiu com a equipe para dar apoio a outras guarnições que estavam em operação no bairro do Oriente.

Quando chegou ao local, houve tiroteio e o cabo foi baleado na cabeça. Ele não resistiu aos ferimentos. O corpo foi sepultado nesta sexta no cemitério Recanto da Paz Eterna, mais conhecido entre os moradores como cemitério novo.

Antes, o corpo foi levado em cortejo pelas ruas da cidade, em cima de um carro do Corpo de Bombeiros, sendo seguido por uma grande quantidade de policiais. Crenildo estava há 21 anos na corporação e deixa um filho de 8 anos.

Na mesma operação, foram mortos Adaílson Oliveira Santos, 18, Alex dos Santos Ferreira, 18, e Fernando Sena de Moraes, 19. Segundo a polícia, os três tinham envolvimento com o tráfico de drogas. De acordo com a SSP, os três tinham passagens por roubo, tráfico de drogas, e eram investigados pela prática de homicídios.

Procurada, a Uneb confirmou que o expediente foi suspenso nesta sexta e disse que as aulas desse sábado (25) estão mantidas. “Em atendimento às recomendações da Polícia Militar da Bahia e às solicitações da comunidade acadêmica, as atividades do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIII da UNEB, em Itaberaba, estarão suspensas apenas no período da noite de hoje”, diz a universidade, em nota.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas