Unidade de acolhimento no Largo de Roma vai receber 28 casais em situação de rua

coronavírus
17.04.2020, 14:09:37
(Foto: Max Haack/Secom PMS)

Unidade de acolhimento no Largo de Roma vai receber 28 casais em situação de rua

Prefeitura chega a 580 novas vagas de acolhimento em Salvador  

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Com exclusividade para o acolhimento de casais, a nova Unidade de Acolhimento Emergencial (UAE) do Largo de Roma, na Cidade Baixa, em Salvador, vai receber 56 pessoas em situação de rua durante o período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O equipamento foi entregue pela prefeitura na manhã desta sexta-feira (17).  

A estrutura, onde funcionava um hotel, foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto, ao lado vice, Bruno Reis, e da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos.

A unidade irá oferecer aos casais acolhidos alimentação, atendimento médico e psicossocial e material de higiene pessoal. Segundo o prefeito, a prefeitura não tem parado de promover esforços necessários para acolhimento  e assistências às pessoas em situação de rua.  

"A prefeitura tem feito um grande esforço para viabilizar unidades em toda cidade para o acolhimento de pessoas em situação de rua. Estamos chegando a quase 600 leitos de acolhimento. As unidades estão sendo alugadas pela prefeitura onde normalmente funcionavam hotéis e motéis e estamos adaptando para receber essas pessoas", disse o prefeito, que revelou que, apesar da unidade ser exclusiva lara casais, a prefeitura não irá separá-los.

"A gente não tem intreesse em separar os casais. Mas, o cuidado é fundamental. Por isso, estamos dando a oportunidade para que os casais que moram nas ruas sejam acolhidos aqui. Aqui, eles terão todo o conforto e cuidado durante o período de enfrentamento da pandemia", completou. 

Encaminhamentos
Ana Paula Matos afirmou que os casais serão encaminhados para as UAEs através dos Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), ou por equipes de abordagem social, depois de passar por avaliação médica. Assim que chegam ao local, recebem máscaras e álcool gel.

“Implantamos também um protocolo de almoço no quarto. Há espaços em que eles, um de cada vez, podem ocupar para ficar ao ar livre, além do acompanhamento social. Aqui é a casa deles, é o lugar onde recebem alimentação, podem fazer a higiene e também constroem autonomia”, disse.

A unidade localizada no Largo de Roma é a terceira iniciativa adotada nesta semana pela prefeitura. Na quarta-feira (15), foi entregue a UAE Liberdade, no Largo Guarani, com capacidade para 80 pessoas, incluindo mulheres com filhos. No dia seguinte (16) foi a vez do início das atividades do Consultório na Rua, que vai levar atendimento médico a pessoas em situação de rua.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leonardo-villar-protagonista-de-o-pagador-de-promessas-morre-aos-96-anos/
Ele eternizou o personagem Zé do Burro em filme premiado que se passa na Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mestre-lourimbau-e-localizado-e-esta-internado-em-hospital-no-pau-miudo/
Parentes e artistas fizeram campanha para encontrar berimbalista de 72 anos
Ler Mais