Unidade de Saúde na Cia-Aeroporto vai atender 16 mil pessoas por mês

Por dia, posto pode receber até 650 pacientes

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 15:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A autônoma Janaína da Costa, 27 anos, precisa de um atendimento odontológico. Já a cabeleireira Celma Santana, 57, de uma consulta com um ginecologista. Moradoras do Conjunto Habitacional da Ceasa, na Estrada do Bom Sucesso, na ligação CIA-Aeroporto, as duas precisam procurar outros bairros, às vezes distantes, para conseguir qualquer atendimento médico, por mais simples que possa ser o procedimento. Janaína comemorou o fato de não precisar recorrer a bairros vizinhos em busca de atendimento médico (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Na manhã desta quinta-feira (7), no entanto, dentro do próprio conjunto onde as duas moram, a Prefeitura de Salvador inaugurou uma Unidade de Saúde da Família (USF), com capacidade para atender até 16 mil pessoas por mês - 650 pacientes por dia. Um alívio para as vizinhas. "Tínhamos que ir para bairros vizinhos e nem sempre erámos atendidos. Às vezes, tinha algum aparelho quebrado e a gente precisava voltar para casa sem o procedimento", lembra Janaína.  Posto atenderá 650 pessoas por dia (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Serviços Na unidade de saúde serão oferecidos serviços básicos, como atendimento para pessoas com hipertensão arterial, tuberculose, hanseníase e diabetes, serviços de pré-natal, planejamento familiar, além da realização de curativos e atendimento odontológico.

A previsão é que o espaço esteja em completo atendimento nas próximas duas semanas. Neste primeiro momento, de acordo com Luiz Galvão, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será feito um cadastro com as famílias da região, para que elas possam receber acompanhamento. 

Cobertura em saúde O titular da pasta destacou os esforços da prefeitura em investir no distrito sanitário de Itapuã - onde a Ceasa está inserida. Em 2012, de acordo com a SMS, a cobertura de atenção primária no distrito sanitário de Itapuã era de apenas 15% - agora, ampliou para 54%. A atenção à Saúde da Família também cresceu. Em 2012, havia cobertura de 12%, valor inferior ao apresentado em 2019, de 41,4%. "A unidade é localizada estrategicamente numa região com um vazio assistencial enorme, ao lado de um conjunto habitacional. Como nossa capacidade de atendimento é de 16 mil pessoas por mês, é possível que a gente consiga 100% de cobertura da saúde, já que temos 2 mil casas aqui", disse Galvão. O espaço funcionará com quatro equipes de saúde da família e quatro de atenção bucal. Estão previstas para este ano, ainda de acordo com Galvão, as inaugurações de mais cinco USF neste distrito sanitário. 

Durante a inauguração, o prefeito ACM Neto falou sobre o investimento de R$ 19 milhões que foi feito no distrito sanitário de Itapuã e comemorou a evolução na área da saúde."Lá em janeiro de 2013, quando assumi a prefeitura, essa área estava completamente esquecida e abandonada pela gestão municipal. Pela distância que estamos do Centro da cidade, essa região sequer fazia parte de Salvador. Era o sentimento dos moradores", disse o prefeito ACM Neto.*Com supervisão da subeditora Fernanda Varela