Unidade que acolherá 50 pessoas em situação de rua é inaugurada nos Barris

Cada beneficiário poderá usufruir do espaço por até nove meses

  • Foto do(a) author(a) Eduardo Dias
  • Eduardo Dias

Publicado em 28 de maio de 2019 às 14:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Unidade foi inaugurada os Barris (Foto: Max Haack/Secom) As pessoas em situação de rua de Salvador contam a partir desta terça-feira (28) com uma nova Unidade de Acolhimento Institucional (UAI), inaugurada nos Barris. Localizado na Rua Conselheiro Spínola, o espaço conta com dormitórios com capacidade para 50 pessoas, sendo 34 homens e 16 mulheres que atualmente vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. 

Cada beneficiário poderá usufruir do espaço por até nove meses, com direito a acesso ao local que funciona 24h por dia, três refeições diárias e atendimento psicossocial, com foco no fortalecimento de vínculo e inclusão. O acesso da população ao serviço acontece através do encaminhamento feito por estruturas como os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP). Espaço receberá até 50 pessoas (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) A UAI dos Barris foi inaugurada nesta manhã pelo prefeito ACM Neto, ao lado do secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Léo Prates. O espaço será gerenciado através de convênio municipal com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) e faz parte do programa de ações, cuidados e assistência à população em situação de rua.

Na cerimônia, Neto destacou a importância da implantação do programa Sempre Cidadão e classificou como o maior investimento feito pela prefeitura em ações sociais, com um total de R$ 64 milhões. "Fizemos esse investimento em ações concretas para ajudar a população. Estamos focados no trabalho voltado para quem mais precisa, com realizações que mudam efetivamente a vida das pessoas mais pobres. Nós olhamos para essas pessoas com um sentimento de humanidade, com atenção e respeito, e não como números", destacou o gestor.

Já Prates garantiu que o projeto Sempre Cidadão, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), do vice-prefeito e secretário da pasta, Bruno Reis, e do projeto de lei do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), se aprovado na câmara, trará benefícios como a primeira habitação, pagamento do aluguel social e criação de possibilidade do benefício complementar, que são três salários para que os moradores de rua tenham onde morar. Inauguração ocorreu nesta manhã (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) UAI Amaralina acolherá moradores de ruas e seus animais O titular da Semps revelou ainda que a próxima unidade para abrigar estas pessoas será em Amaralina. A novidade é que, nesta unidade, as pessoas acolhidas também poderão levar seus animais de estimação. “Muitas dessas pessoas perdem os vínculos familiares e se apegam aos seus animais e, a partir de agora, nós vamos adaptar a nova UAI para receber essas pessoas. O projeto não é de repressão, é em busca de igualdade de oportunidades e liberdade de escolha. Essas pessoas terão a liberdade de escolher onde querem estar, porque é um direito dele”, disse Prates.

A UAI Barris faz parte do processo de expansão do projeto de acolhimento, das atuais 500 para 700 vagas. No total, a gestão municipal é responsável por nove UAIs: Amaralina, Pau da Lima, San Martin, Barbalho (duas unidades), Barris, Ribeira, Pituaçu e Fazenda Coutos.

* Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier