Unidade vai acolher crianças e adolescentes com suspeita de coronavírus

Estrutura foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (27), na Avenida Bonocô

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de março de 2020 às 12:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Uma Unidade de Acolhimento Institucional de Permanência Breve, inaugurada na manhã desta sexta-feira (27), na Avenida Bonocô, pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, vai atender especificamente nesse período da pandemia a 20 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com suspeita de coronavírus na cidade. A unidade será administrada pela Fundação Cidade-Mãe. Prioritariamente, o atendimento será feito a jovens em situação de rua.“A intenção dessa unidade é fazer com que a criança ou o jovem que esteja com suspeita de coronavírus não se misture com outros que estão inteiramente saudáveis, no intuito de proteger e evitar o contágio principalmente com outras crianças, familiares e idosos. Aqui, será acompanhada a evolução do quadro, são feitos testes e, caso o resultado seja negativo, podem retornar para as famílias ou para a unidade permanente de abrigamento. Em caso positivo, será imediatamente iniciado o tratamento”, afirmou o prefeito.A unidade de acolhimento especial possui estrutura composta por sala de estar, cozinha, quartos com beliches, sala de recreação, sala da administração e recepção, dentre outros ambientes. Além do acolhimento, também serão oferecidos acompanhamento médico e psicossocial, assim como alimentação e higiene.

Durante a inauguração, Neto também anunciou o apoio municipal a 11 entidades que cuidam de crianças órfãs na capital baiana. A medida vai beneficiar 524 crianças, que terão suporte de acompanhamento médico e psicossocial. As entidades vão receber cestas básicas e a prefeitura vai manter, ainda, um canal permanente de diálogo e comunicação com as instituições, para acompanhamento das demandas.

Também participaram da inauguração as secretárias Rogéria Santos (Políticas para Mulheres, Infância e Juventude) e Ana Paula Matos (Promoção Social e Combate à Pobreza), além da presidente da Fundação Cidade-Mãe, Gabriela Macêdo.