Vacinação contra gripe é prorrogada em Salvador até a próxima quinta (21)

Município ainda não conseguiu atingir a meta de imunizar 90% do público alvo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2018 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Jefferson Peixoto/ Divulgação PMS

Quem precisa se vacinar contra a gripe ganhará mais uma semana para se imunizar. Isso porque a campanha de imunização, que terminaria nesta sexta-feira (15), será prorrogada para o próximo dia 21 (quinta) em Salvador. 

A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo imunizar o maior número de pessoas na capital baiana. Iniciada no dia 23 de abril, a campanha ainda não alcançou a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, de imunizar 90% do público-alvo.

Das 541.451 pessoas elegíveis para tomarem o imunobiológico no município, 532.203 já se protegeram contra a doença, o que corresponde a 84% de cobertura.  Devem se vacinar idosos, crianças de 6 meses até cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias, trabalhadores de saúde, professores e portadores de doenças crônicas.

“Estamos percebendo uma certa resistência por parte da população em procurar os postos, apesar de todo o empenho da pasta no sentido de conscientizá-los da importância da vacinação” pontuou a subcoordenadora de Imunização, Doiane Lemos.

Proteção A vacina é a principal medida preventiva da enfermidade que interfere no desenvolvimento das atividades rotineiras das pessoas e pode levar até a morte. É importante que as pessoas do grupo contemplado pela estratégia busquem um dos 126 postos de vacinação, já que os meses de junho, julho e agosto são os mais propícios para a proliferação do vírus.

Como em todos os anos, o imunobiológico disponibilizado para população é trivalente, que protege contra os sorotipos H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. A vacina leva de sete a dez dias para fazer efeito no organismo.