Vai fazer o Enem domingo (11)? Faça 8 simulados gratuitos para ir bem na prova

Questões ajudam alunos a treinar conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 09:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Domingo (11) acontece o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, será a vez de testar o conhecimento de Matemática e de Ciências da Natureza. A prova será  às 12h com abertura dos portões às 11h. São 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. 

A prova tem duração de 5h (30 minutos a mais do que em 2017). No site www.correio24horas.com.br/enem, estão disponíveis todos os fascículos da 12ª edição do projeto Revisão Enem, com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagem e Suas Tecnologias.

Os simulados foram elaborados por professores da SAS Plataforma de Educação, que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o país. Essa é a oportunidade dos candidatos testarem os conhecimentos.

Basta acessar o endereço www.correio24horas.com.br/enem e fazer um cadastro gratuito. Há oito simulados gratuitos relacionados ao tema da prova deste domingo (11). O estudante terá acesso a todo o conteúdo sem precisar pagar nada por isso. O acesso também é possível através do link disponibilizado na parte superior da home do jornal (correio24horas.com.br).

A novidade deste ano é que o resultado é imediato. Caso a resposta esteja errada, o sistema também informa qual é a alternativa correta e o porquê. A pontuação final também é calculada automaticamente.

Clique abaixo e acesse cada simulado: 

1. Simulado Matemática e Suas Tecnologias 

2. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 

3. Matemática e Suas Tecnologias 

4. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 

5. Simulado Matemática e Suas Tecnologias 

6. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 

7.  Simulado Matemática e Suas Tecnologias 

8. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 

Se ligue!  

A primeira dica para quem vai encarar a segunda etapa de prova parece redundante: começar pelo começo. Ou seja, responder às perguntas na ordem em que elas aparecem no papel. Os professores consideram um erro preencher o conteúdo de forma aleatória, porque o vai e vem das páginas faz o candidato perder tempo e interrompe o raciocínio.

Porém, justamente por conta do relógio, o estudante não deve ficar preso em uma única questão. Se não sabe a resposta, deve passar, imediatamente, para a próxima. Assim, despois de solucionar as perguntas mais fáceis, ele volta para as mais difíceis e cumpre o prazo. Essas estratégias são importantes, dizem os mestres, porque, como disse o escritor russo Dostoievski, "para proceder com inteligência, a inteligência só não basta". Ricardinho, de Biologia, destaca os distratores das questões (Foto: Arquivo) Interpretação Uma das disciplinas mais temidas do Enem, a Física pode ser desmistificada. Basta fazer a interpretação correta das questões, seja dos textos ou dos gráficos. Segundo Alexnaldo Neves, professor do Colégio Antônio Vieira, a atenção é peça indispensável para conseguir identificar o que está sendo perguntado.“Alguns textos dispersam mais do que ajudam. Por isso, eles precisam, primeiro, identificar o que está sendo perguntado", alerta.O professor fala ainda sobre a importância da interpretação. "Saber interpretar gráficos é muito importante. Uma dica para fazer a leitura desses elementos é identificar quem é o eixo vertical e o horizontal para não invertê-los, além de verificar se estão na unidade de medida correta”, completa.

Neves conta que a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método usado para corrigir as provas, avalia mais do que erros e acertos. As questões do Enem são divididas em fáceis, médias e difíceis, considerando o grau de complexidade, e o candidato recebe a nota de acordo com o desempenho em cada uma dessas categorias.

Caso tenha mais acertos nas questões médias e difíceis, por exemplo, o sistema pressupõe que os problemas fáceis, tidos como pré-requisitos para os demais, não foram resolvidos de maneira adequada, o que gera perda de pontos. “O sistema entende que o estudante pode ter chutado”, alerta o professor. Abstenção foi de 23,5% na Bahia (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Pegadinhas Cada questão do Enem tem cinco alternativas de resposta, com apenas uma correta. Isso não quer dizer, no entanto, que todas as demais opções tenham erro em seu conteúdo. Quem explica é o professor de biologia do Colégio Antônio Vieira, Ricardo Faria, o Ricardinho.“As questões do Enem sempre têm uma alternativa falsa que gera dúvida no estudante. É o que a gente chama de distrator. O estudante precisa ficar atento ao comando verbal ”, avisa.O professor diz também que as questões de Biologia, geralmente, tratam de ecologia e meio ambiente, e que poluição e genética são outros assuntos frequentes. Ele acredita que a interpretação é peça fundamental para responder as questões.

“Existem distratores que são conceitos corretos da biologia, mas não é a alternativa que responde ao que está sendo perguntado. Um erro comum é confundir o comando verbal. Por exemplo: o comando pede para identificar como fazer a prevenção de uma doença e o candidato marca a opção que fala do soro usado nesses casos, que pode até estar correto, mas soro é tratamento. A prevenção é a alternativa que fala da vacina”, exemplifica. Vitor aposta em aulas complementares (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO)