Vale a pena antecipar o IPVA?

Por Edísio Freire

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Está chegando a data para pagar o IPVA mais barato. vale mesmo a pena antecipar? Ana Maria Santos

Olá Ana. Início de ano é assim, muitas contas para pagar, inclusive os impostos, seja o predial, ou o IPVA. O Governo oferece um desconto que chega a 10% se pagar o valor total do IPVA no mês de fevereiro. É um bom desconto, se comparado a algumas opções de investimento em renda fixa. Mesmo se sua placa for final zero, com vencimento apenas no final do ano, aproveitar o desconto é mais vantagem. Os investimentos em renda fixa estão remunerando em aproximadamente 7% ao ano, nesse caso, você teve 10%. Vale observar que essa regra não se aplica para quem não tem dinheiro guardado. De forma alguma será mais vantajoso assumir uma dívida para pagar à vista o IPVA, se a conjuntura for essa, é melhor esperar o período de vencimento e pagar parcelado. Perde o desconto, mas não paga juros.

Quero tirar um dinheiro que está na poupança e comprar alguns títulos do tesouro direto. É o melhor investimento para aplicar? O que você recomenda? Mário Silva

Olá Mario. Investir em Tesouro Direto é melhor que poupança sim, mas com as seguidas reduções da taxa básica de juros, o CDI, que é o índice de remuneração dos produtos de renda fixa, vem caindo também, deixando alguns títulos com remuneração próxima da poupança. O que eu recomendo é que dependendo do tempo que for deixar o dinheiro guardado, se for acima de um ano por exemplo, busque opções um pouco mais voláteis, mas com remuneração melhor. Estou falando dos Fundos de Investimento Multimercados. São produtos misto, com papeis de renda fixa e renda variável, que estão remunerando melhor que os ativos genuinamente de renda fixa. O ponto a se observar é o nível de volatilidade, escolha produtos com no máximo 2%.

Ainda tenho muita dificuldade de usar bem o que eu ganho e aí sempre fecho o mês gastando além disso. O que posso fazer para me organizar? José Antônio

Olá José. Os elementos fundamentais para uma boa organização financeira, não está necessariamente na ciência matemática. As planilhas, os aplicativos, são apenas ferramentas, o que de fato nos fará mudar e ter uma vida próspera é a mudança de atitude. Se você está com dificuldade de se organizar, tente identificar o que mais lhe impede de avançar nessa área, as chamadas crenças limitantes. Uma vez identificada, se esforce para superá-la e aí sim, partir para a ação e conseguir alcançar seus objetivos. Mas falando nas técnicas e ferramentas, recomendo que faça um diagnóstico financeiro, anotando por um período de 30 dias tudo que você gasta diariamente, mas tudo mesmo, até o cafezinho, o lanche, a bala. Ao final de 30 dias, analise os gastos que fez e verifique o que é supérfluo e vá eliminando. Isso vai lhe ajudar muito a começar a se organizar financeiramente.

Como economizar dinheiro com tudo tão caro? Adriana Souza

Olá Adriana. O custo de vida tem aumentado muito, mesmo com o governo apresentando índices de inflação decrescentes, na prática, poucos itens tiveram seus preços reduzidos e o sentimento é de fato, de um aumento no custo de vida. Apesar dessas dificuldades é fundamental organizar o orçamento para economizar. Uma forma bem prática é tentar adequar o padrão de vida à realidade do orçamento doméstico. Faça uma boa reunião com a família, os envolva na construção de um bom diagnóstico financeiro para que em seguida se tenha informações suficientes para planejar mudanças de comportamento que farão toda a diferença nas finanças da família. Não estou falando apenas de cortar gastos e consumir menos, mas de fazer isso de forma mais assertiva e qualitativa, buscando gastar pouco com o que não tem tanta relevância, e investir no que vai gerar mais alegria e prosperidade para toda a família.