Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.
Alô Alô Bahia
Publicado em 16 de janeiro de 2021 às 07:00
- Atualizado há um ano
Em 2021, o comércio varejista da Bahia deve deixar de faturar R$619 milhões por causa dos 11 feriados (nacionais e estadual) e 4 pontes (dia útil em que não se trabalha, intercalado entre um feriado e um fim de semana), de acordo com projeções da Fecomércio-BA. Tradicionalmente, é feita uma comparação de perdas em relação ao ano anterior. Todavia, 2020 foi completamente atípico em decorrência da pandemia - os feriados praticamente não existiram por conta do isolamento social. Segundo a Fecomércio-BA, o grupo que deve ter a maior perda é o das “Outras Atividades”, composto por venda de combustíveis para veículos, artigos esportivos, lojas de chocolates, entre outros. Na sequência, vem os supermercados. Os outros prejuízos são das seguintes atividades: farmácias e perfumarias, móveis e decoração e vestuário e calçados. “A perda de faturamento se dá principalmente pela redução da compra por impulso”, nos disse Guilherme Dietze, consultor econômico da entidade. Programa de domingo A esperada reunião da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) será realiza neste domingo, a partir das 10h, com transmissão ao vivo, pelo Facebook e YouTube. Na ocasião, a entidade irá oferecer um veredicto que permitirá – ou não – o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19, que foram registradas no Brasil. Luiz Mendonça Filho (divulgação) Grupo LM adquire mais uma concessionária O Grupo LM inicia o ano de 2021 com a expectativa de continuar em crescimento nos diversos segmentos em que atua. Para isso, pretende aumentar a frota de veículos da LM Frotas, diversificar o portfólio de plataformas elevatórias da AuraBrasil e adquirir mais uma concessionária de caminhões e ônibus da Volkswagen MAN. O presidente do grupo, Luiz Mendonça Filho, está otimista. “Estamos em etapa de fechamento dos balanços das empresas e a expectativa geral para os negócios do Grupo LM é de continuar em crescimento”, afirmou ele, que é também o fundador da corporação.
Injetando investimentos Pela primeira vez em sua história, o Ministério do Turismo ofereceu apoio financeiro para a realização de ações de promoção de destinos turísticos brasileiros a todas as unidades da federação, de uma só vez. A Bahia receberá R$500 mil. O objetivo, de acordo com informações obtidas pelo Alô Alô Bahia, é apoiar a Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia na construção de campanhas promocionais com foco no turismo interno e de proximidade (curta distância), que, seguindo as tendências mundiais, será um forte impulsionador da retomada do turismo. Joaquim Correia de Melo Neto (divulgação) Nova gestão A gestão do Shopping Paseo, administrado pela Enashopp e localizado no Itaigara, em Salvador, acaba de passar por mudanças. O novo gerente-geral do empreendimento é Joaquim Correia de Melo Neto, de 40 anos. Correia possui sólida experiência no segmento de shopping centers, tanto no campo administrativo-financeiro como na área de operações, com atuação nos mercados do Rio de Janeiro e da Bahia. “Estamos preparados para enfrentar os desafios desse novo cenário ao lado dos nossos lojistas, clientes e fornecedores, e com a certeza do êxito de retomada do crescimento no setor”, nos disse Joaquim. Ele atuará no empreendimento ao lado de Manoela Fernandez, que acaba de assumir a gerência de Marketing. Bruna e Ana Lúcia Martins (foto: Alô Alô Bahia) Bodas de prata O Grupo Mignon, fundado em 1995 pelos empresários Ana Lúcia e Evaldo Martins, acaba de completar 25 anos de atuação em Salvador. "Trabalhar tanto e olhar para o Mignon Restaurante e o Mignon Buffet nos dá muita satisfação e o sentimento de que caminhamos certo para chegar aonde estamos. É muito bom saber que tudo está cada dia melhor e que podemos contar com nossos filhos nessa jornada daqui pra frente", disse Ana Lúcia Martins sobre o negócio, que, por conta de sua qualidade reconhecida, abriu espaço também para o serviço em eventos de pequeno, médio e grande portes. Essa expertise vem sendo usada para garantir novidades para 2021. "Estamos estudando muito, nos aprimorando mais e com novos projetos pela frente. O Mignon vai estar sempre inovando para agradar", afirmou. Maria Carvalho e Isabel Campos (divulgação) Frutos do mar As empresárias Maria Carvalho e Isabel Campos se unem, mais uma vez, para lançar uma proposta inédita em Salvador. O Mr. Blue será um delivery especializado em sanduíches de frutos do mar, que iniciará em soft opening a partir da próxima quarta-feira . O horário de funcionamento do restaurante será de terça a domingo, das 18h às 23h, e os pedidos serão realizados através do Ifood. O cardápio foi elaborado por Peu Mesquita – chef baiano formado pelo Instituto Italiano de Culinária, em Piemonte, e que comandou a cozinha do M´Ar Gastronomia.
Temporada baiana Ao lado do filho João, a atriz Marisa Orth tem circulado discretamente por Salvador desde o começo do ano. Na semana passada, esteve na casa de Vik Muniz e Malu Barreto, no Santo Antônio Além do Carmo. O encontro reuniu os amigos de longas datas Giovanni Bianco e Gringo Cardia, este último finalizando a curadoria da Casa da Música Brasileira, no Comércio. Na quarta-feira, Marisa caminhou pelo Centro Histórico, com direito a passagem pela Fundação Pierre Verger e parada no Cafélier, onde foi recebida pelo proprietário, o artista Paulo Vaz.