Veja dicas sobre como montar uma horta dentro de casa

Especializado em saneamento ambiental, Rafael Brasileiro descomplica com três sugestões fundamentais

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 26 de abril de 2018 às 16:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

O mínimo espaço dentro de casa pode ser uma área para cultivar alimentos ou plantas medicinais. Sim, é possível ter uma horta no próprio lar, seja ele uma mansão ou uma quitinete. Especializado em saneamento ambiental, Rafael Brasileiro descomplica: “Ter uma horta, no início, pode parecer e ser difícil. Mas é uma rota alternativa tão legal”. E, para driblar as dificuldades, três dicas fundamentais: 1º Passo: observe sua residência e veja quais são os locais de iluminação adequados; as plantas devem ser iluminadas por, no mínimo, duas horas 2º Passo: escolha as espécies adequadas para as condições observadas; 3ª Passo: utilize um substrato adequado; As sugestões foram oferecidas em oficina realizada na Rede Bahia, nesta quinta-feira (26), para um grupo de 20 pessoas. Todas elas aprenderam o porquê, inclusive, da importância do substrato ideal. É aconselhável, explica Rafael, “ter um substrato leve e poroso para vasinhos de plástico. Assim, podemos deixar espaços vazios para que as raízes tenham espaço para se expandir. Esse espaço vai ajudar no crescimento delas", diz ele, um dos três sócios do projeto Toca Ambiental.

O homus de minhoca, material que passou pelo trato digestivo da minhoca e que é vendido em lojas especializadas, costuma ser um dos substratos indicados. Mas, na hora de escolher, também vale buscas na internet. "Vale Google, também. Dá para achar dicas bem legais", aconselha. Rafael também sugere, para iniciantes, a plantação de hortaliças como a rúcula e o couve e temperos como o coentro, pela facilidade no manejo. 

Outro conselho é pensar nas próprias necessidades e expectativas. "O que você quer? Ter uma atividade lúdica em casa ou economizar? A partir daí, você pode pensar na espécie ideal", sugere. Mas, em comum, todos precisam ter mente: "É um desáfio diário, mas tem que ter a vontade de tentar. Levantamos essa bandeira sempre", defende.Dicas de feira:

Ter uma horta pode ser uma rota alternativa ao uso de agrotóxicos. Mas, para quem ainda não foi iniciado, há opções de feiras orgânicas em Salvador:

Feira Agroecológico na Ufba - Todas as manhãs de sexta-feira, no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia;

Feira do MST - O dia todo, também no campus de Ondina;

Feira na Horta na Casa Amarela - No dia 28 de abril, na Casa AmarEla, Rua Curna do Vinícius. Próximos horários variam conforme organização.