Vitória atravessa jejum de quase cinco meses sem vencer em casa

Você lembra qual foi a última vez que o rubro-negro venceu no Barradão?

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 23 de janeiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Faz um bom tempo que a torcida do Vitória não sabe o que é comemorar um triunfo em casa. Tanto tempo, que talvez alguns rubro-negros não recordem qual foi a última vez. Você, por acaso, lembra?

Pois bem: foi em 9 de setembro, com um 1x0 sobre o Vasco da Gama, pela 24ª rodada da Série A 2018. Naquela época, o rebaixamento parecia algo distante do Leão, que com aquele triunfo chegou à 12ª posição – seu melhor posto na tabela do Brasileiro.

Um jejum de quase cinco meses, portanto, que o Leão terá a chance de interromper nesta quinta-feira (24), às 20h30, no Barradão. O adversário é o Vitória da Conquista, pela primeira rodada do Baianão.

Desde aquele triunfo sobre o Vasco – o terceiro seguido em casa, na ocasião –, o Vitória teve mais oito jogos no Barradão. Foram quatro derrotas (Botafogo, Santos, São Paulo e Athletico) e quatro empates (Corinthians, Bahia, Grêmio e Moto Club).

Não que o desempenho como visitante do rubro-negro tenha sido animador. Desde o hoje distante dia 9 de setembro, o Vitória só venceu mais uma vez. Foi fora de casa, sobre a Chapecoense, no dia 14 de outubro, por 1x0.

Ao todo, portanto, o Leão teve apenas um resultado positivo nos seus últimos 16 jogos. Foram ainda oito derrotas e sete empates.

Desperdiçou

Em 2019, o Vitória já teve uma oportunidade de acabar com esse incômodo. No último sábado (19), enfrentou o Moto Club, pela segunda rodada da Copa do Nordeste, e acabou empatando em 1x1.

O desalento veio nos minutos finais daquela partida. O Vitória vencia até os 42 minutos do segundo tempo, quando o time maranhense teve um pênalti marcado a seu favor e convertido.

Contra o Moto Club, assim como diante do CSA, em Maceió, na primeira partida do ano, o time sub-23, comandado por João Burse, foi quem representou o Vitória. O mesmo técnico que esteve à frente do clube nas seis partidas finais da Série A.

Diante do Conquista, porém, estará em campo a equipe do técnico Marcelo Chamusca. Pode-se dizer, portanto, que será a estreia oficial do time principal do Leão na temporada.