Vitória faz primeiro jogo oficial de 2019 hoje, pelo Nordestão

Representado pelo sub-23, rubro-negro estreia contra o CSA, às 21h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 15 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: MAURICIA DA MATTA / EC VITORIA

Após 44 dias, o torcedor rubro-negro voltará a ver o time do coração à vera dentro das quatro linhas. O Vitória faz a primeira partida oficial da temporada 2019 contra o CSA, nesta terça-feira (15), às 21h30 (horário da Bahia), no estádio Rei Pelé, em Maceió. É a abertura da Copa do Nordeste.

O técnico Marcelo Chamusca e os novos reforços ainda não se apresentarão, já que o clube será representado pela equipe sub-23, comandada por João Burse.

"A reponsabilidade é muito grande e ao mesmo tempo é uma oportunidade muito grande. Estamos cientes disso. A responsabilidade de estar representando e iniciando a temporada é grande. Nos preparamos para isso durante 30 dias e é uma oportunidade grande para todos nós. Eles vão tentar aproveitar da melhor maneira", afirmou João Burse.

Apesar de não estarem no elenco principal no momento, alguns jogadores que serão titulares já são bastante conhecidos pela torcida. Caso do goleiro Caíque, do lateral Cedirc, do zagueiro Bruno Bispo, além dos meias Luan e Nickson. Ao contrário do grupo treinado por Marcelo Chamusca, que se apresentou no último dia 2 e ainda faz a pré-temporada, a equipe de aspirantes iniciou os treinamentos em 17 de dezembro. 

Burse ficou satisfeito com a preparação e está otimista para a estreia. "Balanço super positivo. Grupo que já conheço, então facilita. Ter 30 dias, conseguir periodizar é muito importante para qualquer treinador. Conseguimos fazer tudo o que planejamos, em relação aos conceitos, os amistosos, os ajustes, e estamos prontos para a estreia", analisou.

O time fez dois amistosos de preparação: venceu o Bahia de Feira por 4x2 e perdeu do Atlético de Alagoinhas por 1x0, ambos no Barradão.

Escalação Focado na estreia, Burse não quis dar armas ao adversário e fez mistério sobre a escalação do time. "Estratégia já está definida. Não vou abrir aqui para o CSA. São situações que podemos colocar em campo. Planejamento está definido. Temos um time mais ofensivo, um time mais defensivo", ponderou. "Temos um elenco forte, de atletas à disposição, e vamos colocar o que temos de melhor dentro de campo".Apesar do mistério, o Vitória entrará em campo com: Caíque, Cedric, Gabriel, Bruno Bispo e Mateus; Hebert; Luan, Jhemerson, Luan Ferreira e Nickson; Eron.Recém-promovido, o CSA é uma das quatro equipes de Série A nesta edição da Copa do Nordeste, um recorde da competição. As outras são Bahia, Ceará e Fortaleza.

Mais dois jogos serão realizados nesta terça, também às 21h30. No estádio dos Aflitos, no Recife, o Náutico recebe o Fortaleza; no Almeidão, em João Pessoa, o Botafogo-PB enfrenta o Santa Cruz. João Burse treina a equipe sub-23 do Vitória, que estreia na Copa do Nordeste (Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória) Nova fórmula O Nordestão 2019 tem nova fórmula de disputa, com as 16 equipes distribuídas em dois grupos de oito, e não mais em quatro chaves com quatro.

O Vitória está no grupo A, junto com Fortaleza, CRB, Santa Cruz, Sergipe, Salgueiro, Altos e o atual campeão Sampaio Corrêa. Na primeira fase, o Leão jogará contra os times do grupo B, formado por Bahia, CSA, Ceará, Náutico, ABC, Botafogo-PB, Confiança e Moto Club.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único, assim como as semifinais. A final terá ida e volta, nos dias 22 e 29 de maio.

O Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste, com quatro títulos. Bahia e Sport têm três, sendo que o time pernambucano não quis disputar a competição neste ano, repetindo o que fez em 2018. Ceará, Campinense, Santa Cruz, América-RN e Sampaio Corrêa têm um troféu cada.