Viver, viajar e trabalhar: nômades e novas formas de morar no mundo

Por que essa tendência é importante? O trabalho não é mais o mesmo; ouça o podcast

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2021 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

'Nomadismo digital'. Que nome mais estranho, até mesmo careta, para descrever um estilo de vida tão moderno… Invejados por alguns, detestados por outros, os nômades são tendência. Sobretudo após a pandemia, que acelerou o trabalho 100% digital.

Por que falar sobre isso é importante? Porque diz muito mais sobre a nova lógica de trabalho do que de estilo de vida. É fato: a forma de trabalhar mudou. Com o 'home office', empresas podem contratar pessoas de qualquer lugar do mundo. Então, por que não trabalhar de qualquer lugar do mundo?

No 26º episódio do podcast O Que a Bahia Quer Saber, parte do Fórum Agenda Bahia 2021, ouvimos nômades digitais e especialistas para entender essa tendência. Por que optaram de trabalhar viajando e por que preferiram abrir mão de suas posses?

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Para ouvir diretamente no Anchor, clique aqui.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Sim, porque o nomadismo digital também fala muito sobre outra tendência da humanidade: o desapego com certas coisas materiais. Será que as futuras gerações vão preferir viver uma experiência – como viajar – a ter casa própria e carro na garagem?

Ouvimos baianos que já optaram pela vida como nômade digital, até mesmo antes da pandemia. E eles falam sobre as vantagens e desvantagens, os perrengues mais chiques e os nem tão chiques assim de se viver sem o tradicional modelo de residência.

Para o programa, ouvimos a pesquisadora e consultora de empresas Bárbara Lespinasse e o futurista e estrategista Demétrio Teodorov; também entrevistamos o desenvolvedor de games Daniel 'Snd' Silveira

O Fórum Agenda Bahia 2021 é organizado pelo Correio e conta com o patrocínio da Unipar e parceria da Braskem. Apoio da Sotero Ambiental, Tronox, Jotagê Engenharia, CF Refrigeração e AJL Locadora. E apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Sistema FIEB, Sebrae, Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Rede Bahia e GFM 90,1.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.