Você é a favor ou contra o Carnaval na Boca do Rio? Vote na enquete

Possibilidade de trios deixarem circuito Barra-Ondina, que ficaria só com fanfarras, é discutida

Publicado em 8 de junho de 2022 às 16:03

. Crédito: .

A mudança no Carnaval, com a criação de um novo circuito na região da Boca do Rio, mexeu com os soteropolitanos. Ideia antiga, o assunto voltou à tona essa semana após declaração do prefeito Bruno Reis afirmando que essa possibilidade existe. 

O presidente do Conselho do Carnaval (Comcar), Joaquim Nery, afirmou que a ideia não é extinguir o circuito Barra-Ondina, que entrou oficialmente para a folia baiana em 1992. A região continuaria recebendo fanfarras. O novo circuito, que iria até Piatã, ficaria com os trios. 

O CORREIO quer saber: qual seria a melhor opção para o Carnaval:

"Há mais de 10 anos, a gente discute a possibilidade de criação de um terceiro circuito, e a orla tem sido um dos lugares preferidos e mais estudados, e agora essa discussão voltou com mais força. Os grandes equipamentos e estruturas eletrônicas iriam para a orla, e a Barra ficaria com circuitos alternativos, que caibam no bairro", esclarece Nery.

Leia também

Carnaval de 1992 teve a transformação da Barra-Ondina em circuito oficial 

O representante reforça que os motivos da mudança se explicam devido a uma questão de espaço e quantidade do público, que aumentou nos últimos anos. Os estudos já começaram a ser feitos, e a previsão é de que, até agosto, a decisão seja tomada.

"Nos últimos carnavais, a gente tem percebido o esgotamento do espaço urbano da Barra, a cidade cresceu e o espaço tem suas limitações. Estamos propondo uma discussão com todos os atores do carnaval, de blocos à Polícia Militar, para que cheguemos a um denominador comum".

Falando ao Bnews, o prefeito Bruno Reis disse que a região da Boca do Rio vai ganhar um calçadão, entre outras intervenções viárias. "Surge uma nova Barra na cidade e há possibilidade de um Carnaval aí", afirmou.

Diz ainda que isso é fruto do aumento na população da cidade. "É natural que o espaço fique limitado. Ou agora, ou no futuro, terá que surgir uma nova área da cidade que tenha condições de receber o carnaval".