'Você pode até tirar de cena o velho Renan, mas não matá-lo', diz senador

Ele foi derrotado na eleição para presidência da Casa

Publicado em 3 de fevereiro de 2019 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Derrotado na queda de braço com o Palácio do Planalto, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) encarnará, a partir de agora, a figura de líder da oposição ao governo de Jair Bolsonaro."Você pode até tirar de cena o velho Renan, não matá-lo", disse ao Estado o senador, que construiu um personagem para justificar o seu discurso "mais liberal" e passou a se referir a ele mesmo na terceira pessoa.Tudo o que o Palácio do Planalto não precisava, nesse momento, era de um inimigo de plantão no Congresso, mas, certamente, o terá. Rachado, o MDB de Renan - partido mais assíduo na ocupação de cargos no governo, desde a redemocratização - também perde agora sua última trincheira de poder.

Renan contava com o apoio de parte do PSDB, mas, na última hora, viu seus aliados serem pressionados a abrir o voto. Ficou desnorteado. Antes, dizia que teria quatro dos oito votos tucanos.

A pressão das redes sociais, porém, foi fundamental para que os senadores fossem à tribuna e mostrassem as cédulas de votação. Pesou nas redes o movimento "Renan não".

Camaleão e hábil negociador, Renan tentou até o fim vestir o figurino de um novo político, mas as investigações da Lava Jato falaram mais alto. "Política não é para se estudar. É para se compreender. E vamos em frente", diz ele, quando questionado sobre seus movimentos nessa arena. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.