WhatsApp fora do ar? Usuários relatam que serviço não funciona

Ainda não é possível perceber um padrão para o erro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2020 às 17:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação
.

O WhatsApp está fora do ar e não funciona para alguns usuários na tarde desta terça-feira (14). Os usuários recorreram às redes sociais para reclamar sobre problemas na versão web e móvel. No site DownDetector, o pico de reclamações começou por volta das 16h40.

O serviço parou de funcionar e não envia mensagens, bem como não permite receber recados. Os problemas no WhatsApp hoje começaram na versão Web, que exibia o aviso "Conectando ao WhatsApp". Mas pouco depois o aplicativo para celulares também saiu do ar. Ainda não é possível perceber um padrão para o erro.

De acordo com o mapa do DownDetector, o problema afeta principalmente o Brasil e a Europa.

Usuários relataram nas redes sociais que o serviço desconectou sozinho no computador e não carrega o QR Code para fazer login novamente. Já no app para celular, ao enviar uma mensagem, o recado fica com o símbolo do relógio ao lado, indicando que o texto não foi enviado.

Segundo o site TechTudo, a assessoria do WhatsApp no Brasil afirmou que o app já está trabalhando para resolver o problema. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para enviar mensagens e estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível", diz a nota do mensageiro.

[[galeria]]

No Google Trends, ferramenta que monitora as buscas na Internet, também houve um aumento para as pesquisas relacionadas à queda no WhatsApp. Na última hora, a plataforma registrou um crescimento nas buscas por "WhatsApp fora do ar 2020", "instabilidade WhatsApp", WhatsApp Web fora do ar" e "WhatsApp parou", entre outros.

Durante o período de queda do WhatsApp, o Telegram, mensageiro russo, chegou a entrar nos Trends do Twitter com mais de 83,9 mil tuítes. Muitas pessoas brincaram dizendo que iriam migrar para o app rival. Da mesma forma, o WhatsApp também foi destaque na rede social, que chegou a registrar mais de 502 mil tuítes sobre a falha.