Woody Allen desmente anúncio de aposentadoria

Diretor fez pronunciamento oficial ao jornal espanhol La Vanguardia, o mesmo que 'revelou' sua retirada do mundo do cinema

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2022 às 15:19

. Crédito: reprodução

Após o jornal espanhol La Vanguardia noticiar a aposentadoria de Woody Allen, e esta ser reproduzida mun do afora, o cineasta de 86 anos soltou uma declaração informando o equívoco da publicação. Segue o pronunciamento oficial, divulgado horas após a publicação original: 

"Woody Allen nunca disse estar se aposentando, nem disse estar escrevendo outro livro. Ele disse estar pensando em não fazer mais filmes porque filmes que vão direto para plataformas de streaming não são tão divertidos para ele, como um grande admirador da experiência cinematográfica. Atualmente, ele não tem intenções de aposentadoria e está animado de estar em Paris filmando seu 50º filme".

Segue abaixo a declaração oficial de Allen, reportada pela Variety:

"Minha ideia, em princípio, é não fazer mais cinema, me concentrar na escrita. Estou com alguns contos e, bom, estou começando a pensar em uma novela", comentou Allen. 

O diretor está em Paris, gravando o seu último filme. Nos últimos anos, Allen tem concentrado sua produção inteiramente na Europa, após perder apoio nos EUA devido à reiteração da acusação de abuso levantada contra ele pela ex-enteada Dylan Farrow. Ela acusa Allen, que foi casado com sua mãe, de abuso sexual desde os anos 1990. O diretor nega a acusação e nunca foi formalmente condenado por ela, embora um juiz tenha negado o seu processo para conseguir a guarda de Dylan e caracterizado o comportamento dele com a enteada como "nojentamente inapropriado".

Em 2013, Dylan voltou a falar publicamente de sua acusação, e em 2021 a HBO explorou o caso na docussérie Allen v. Farrow. 

Allen é dono de 4 Oscar, incluindo melhor direção e roteiro por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e melhor roteiro por Hannah e Suas Irmãs (1986) e Meia-Noite em Paris (2011). Seu longa mais recente foi O Festival do Amor, lançado no ano passado.