Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Academia de Letras da Bahia fará homenagem a Othon Bastos

Ator baiano vai receber Medalha Arlindo Fragoso em sessão aberta nesta segunda-feira (19)

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 18 de maio de 2025 às 16:06

Othon Bastos em cena de Não Me Entrego, Não!
Othon Bastos em cena de Não Me Entrego, Não! Crédito: Jorge Bispo/ Divulgação

O ator baiano Othon Bastos, 71 anos, será condecorado pela Academia de Letras da Bahia (ALB) com a Medalha Arlindo Fragoso, em sessão especial nesta segunda-feira (19), às 17h. Ele está em Salvador para apresentar seu primeiro monólogo 'Não me entrego, não', pelo qual ganhou o prêmio Shell de melhor ator este ano.

Na peça, que ficará em cartaz no Sesc Casa do Comércio, de 21 a 25 deste mês, ele percorre histórias divertidas e dramáticas de sua vida pessoal e profissional.

A Medalha Arlindo Fragoso leva o nome do fundador da Academia de Letras da Bahia e presta homenagem a personalidades de destaque em sua área. Othon Bastos conta com quase 75 anos de carreira no teatro, no cinema e na TV. Em 23 de maio, ele completará 92 anos de idade.

Natural de Tucano, no interior da Bahia, Othon Bastos fixou residência no Rio de Janeiro ainda jovem, após a morte de seus pais. Ingressou no grupo teatral mantido por Paschoal Carlos Magno, atuando como assistente de cenografia, de iluminação e de sonoplastia e, a partir de 1951, como ator. De lá para cá, fez dezenas de filmes, como ‘Deus e o diabo na terra do sol’ e ‘O dragão da maldade contra o santo guerreiro’, de Glauber Rocha; 'São Bernardo', de Leon Hirszman; ‘O que é Isso, companheiro?’, de Bruno Barreto; e ‘Central do Brasil’, de Walter Salles.

Na televisão, é recordista em participações, já tendo atuado em mais de 80 produções, entre novelas, séries, minisséries e casos especiais.

O evento de concessão da Medalha Arlindo Fragoso a Othon Bastos será aberto ao público. A Academia de Letras da Bahia fica na Avenida Joana Angélica, 198, em Nazaré.