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Aeroporto de Salvador vai impor limite de 10 minutos para permânencia de veículos; entenda

Novo sistema estabelece tempo máximo de estadia de veículos no meio-fio

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 06:00

Meio-fio do aeroporto
Meio-fio do aeroporto Crédito: Reprodução

Aeroporto de Salvador está se preparando para implementar uma medida que pretende limitar o tempo de estadia de veículos no meio-fio onde passageiros embarcam e desembarcam. Batizado de Kiss & Fly (beije e voe, em tradução livre), o sistema estabelece tempo máximo de 10 minutos para que carros fiquem no local. A medida já existe em diversos aeroportos ao redor do mundo, inclusive em Fortaleza, no Ceará, e em Campinas, em São Paulo.

As obras de requalificação do meio-fio estão em andamento e devem ser finalizadas em dezembro, segundo Julio Ribas, CEO do Aeroporto. A ideia do projeto, que deve começar o período de testes em janeiro, é melhorar o trânsito de veículos no meio-fio e impedir que carros parados no local atrapalhem o fluxo de veículos, que chega a atingir 1.100 veículos por hora nos horários de pico.

O tempo de 10 minutos foi definido com base em estudos e simulações realizadas pela Vinci, concessionária responsável pelo Aeroporto, em conjunto com empresa especializada em engenharia de tráfego e sob tutela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “É o tempo da pessoa acessar o aeroporto, abrir o porta-malas, tirar a mala, dizer uma palavra de adeus à outra pessoa, fechar o carro e ir. É o dobro do que precisa. Cinco minutos seriam suficientes”, explica Julio Ribas.

Uma espécie de cancela será instalada para controlar o tempo de acesso ao terminal de desembarque para carros comuns. O Aeroporto estuda cobrar uma taxa maior que a praticada no estacionamento caso usuários ultrapassem o limite de tempo, mas o valor só deve ser definido depois de fevereiro de 2026.

Dessa forma, não haverá cobrança a partir de janeiro, durante o período de testes. "Será uma temporada puramente educativa. Haverá medições, educação e comunicação com os motoristas, para eles irem se acostumando com aquilo", conta Ribas. 

O Kiss & Fly também deve coibir a atuação de empresas de transporte clandestinas no Aeroporto, conforme Ribas. Os motoristas clandestinos costumam ficar parados nos portões de desembarque de veículos à espera de clientes para cooptação. Motoristas por aplicativo e taxistas terão locais designados pela administração do Aeroporto para aguardar passageiros. Caso passem de 10 minutos no meio-fio, na parte de desembarque de carros comuns, estes profissionais também estarão sujeitos a cobranças.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob) foi procurada para comentar sobre o projeto, mas não respondeu aos questionamentos da reportagem. O espaço segue aberto.