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Da Redação
Publicado em 22 de novembro de 2011 às 18:18
- Atualizado há 2 anos
Gilvan Reisgilvan.nascimento@redebahia.com.brAtualizada às 21h20O registro de uma situação inesperada num fast-food de Salvador tem provocado a indignação dos internautas desde o começo da tarde desta terça-feira (22). Na noite de ontem, segunda-feira (21), o designer Felipe Victor, 22 anos, estava na McDonald's, na Avenida ACM, em Salvador, quando foi surpreendido com a presença de um rato morto no banco ao lado. >
O rapaz, que estava com a namorada e tinha acabado de chegar ao estabelecimento, ao perceber o roedor, pensou inicialmente que a situação deveria ser uma brincadeira e decidiu verificar mais de perto."Eu perguntei para a minha namorada se seria verdade. Nessa hora, uma outra pessoa, que estava mais afastada, viu nossa reação de espanto e se aproximou perguntando: 'Foi você quem botou?'. Diante da minha negativa, fomos juntos averiguar e constatamos que não era de brincadeira", contou Felipe. Em seguida, o outro cliente, igualmente surpreso com a cena, sugeriu que fossem feitas fotografias. "Só que tive receio de acharem que eram montagem depois. Daí, decidi filmar. Enquanto filmava, o rapaz foi informar ao atendente sobre a presença do rato", explica o designer.Segundo Felipe, ao saber da presença do animal, o atendente teria olhado tranquilamente,silenciado e se retirado para buscar o material de limpeza. Em silêncio, regressaram para o local e, com o saco plástico, recolheram o rato. Pela aparência do roedor, Felipe acredita na possibilidade que o animal tenha sido esmagado. >
"Minha namorada tinha chegado antes ao local e lembrou que, naquela parte do banco, estava antes um homem alto e obeso. Pode ser que isso tenha ocorrido, mas só as câmeras internas poderiam afirmar. Como já passava das dez, não havia muita gente nas proximidades, eles não tinham visto".O designer já comunicou o caso para a Vigilância Sanitária. O vídeo, que havia sido disponibilizado mais cedo, foi retirado do ar. >
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McDonald's se comprometeu a apurar os fatos Procurada pela reportagem, a McDonald's informou que o estabelecimento possui todas as licenças sanitárias em dia e que o local nunca passou por esse tipo de situação. A empresa verificou as imagens do circuito interno e não conseguiu identificar a presença do animal, de onde teria vindo e como teria ido parar no local. Apesar disso, a empresa se comprometeu a apurar os fatos para tomar as eventuais medidas necessárias. Em nota, a McDonald's informou que " que segue padrões rígidos de qualidade, segurança e limpeza (...) Que este restaurante está em dia com as licenças de vigilância sanitária, funcionamento e todas as ações de bloqueio da presença de animais nocivos, como desinsetização e desratização, cujos comprovantes estão à disposição de autoridades e clientes no local". >
DenúnciasO coordenador geral da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Rubens Carneiro, afirmou que, nestes casos, a fotografia ou filmagem servem como provas para notificar e autuar o estabelecimento. Segundo ele, a Codecon pode inclusive aplicar uma multa de R$9872,00. "A empresa tem 90 dias para pagar a multa e 10 dias para apresentar a justificativa da presença do animal morto dentro da localidade. As fotografias e filmagens são anexadas ao caso. Quando recebemos a denúncia realizamos uma vistoria completa na localidade", explica. >
Os consumidores que desejam denunciar alguma situação de irregularidade podem entrar em contato através do telefone (71) 2203-3417 ou na sede do órgão na Rua Chile, Nº3.>