Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Daniel Aloísio
Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 23:39
- Atualizado há 2 anos
Em quatro décadas, foram milhares de pores do sol de uma história recheada de grandes momentos. Nesta quarta-feira (15), no dia em que celebrou os 41 anos da primeira edição do jornal, mais um pôr do sol entrou na conta, dessa vez embelezando o coquetel de lançamento do livro ‘CORREIO - 40 Anos de Inovação’. >
O evento aconteceu a céu aberto, às margens da Baía de Todos-os-Santos, no Marina Summer House. Os convidados acompanharam o pôr do sol ao som do jazz do saxofonista André Paganelli e do eletrônico do DJ Rafa Gouveia.“Nada é tão baiano quanto celebrar no Verão. E ser baiano é uma característica que o CORREIO sabe valorizar muito bem”, disse Rafael Freitas, produtor da festa e autor da coluna Alô Alô CORREIO. Escrito pelo jornalista Nelson Cadena, o livro de 40 capítulos conta os principais momentos vividos pelo jornal criado em 1979. “Eu destaquei momento em que o CORREIO inovou no passado”, explicou Cadena, que escreve há 25 anos para o jornal e hoje tem uma coluna às sextas sobre história da Bahia. >
“O jornal começou a inovar desde a criação, quando buscou um público-alvo que não era atendido por nenhum veículo da época. Depois, vieram os cadernos inovadores, como o Bazar, que tratava de moda baiana, o Folha da Bahia, reconhecidamente o melhor do estado em cultura e entretenimento, e o Correio Repórter, que trouxe grandes reportagens numa qualidade tão boa que, pra mim, não teve nada semelhante no Brasil”, completou. >
Para a editora-chefe, Linda Bezerra, o caráter baiano e inovador do CORREIO tornam o jornal ainda mais relevante: “A gente não tem medo de se reinventar, não tememos os desafios. São 40 anos contando histórias da Bahia, sempre na vanguarda”.“Um jornalismo de verdade cria legado, tem credibilidade e quebra barreiras. Essas são características que nos levaram ao sucesso e vão nos trazer mais 40 anos de muito trabalho”, afirmou Renata Correia, diretora e acionista do jornal.[[galeria]]>
Para Antonio Carlos Júnior, presidente do Conselho de Administração do jornal, esse futuro vai ser marcado com mais investimento nos modelos digitais.“Esse é o nosso atual modo de inovação. É um caminho inevitável: vamos aprimorar ainda mais o digital, sem abandonar a qualidade do impresso”, declarou Antonio Carlos Júnior.No evento estiveram presentes políticos, membros do mercado publicitário, patrocinadores e formadores de opinião. “É importante para a consolidação da imprensa ter um veículo como o CORREIO, cheio de vitalidade e com ares inovadores. Vejo um futuro promissor para o jornal”, afirmou o prefeito de Salvador, ACM Neto.>
Já o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, destacou o CORREIO como parte integrante da história de Salvador. “São 40 anos de jornalismo sério feito ao modo baiano”, disse. >
Outras personalidades marcaram presença, como Rosário Magalhães, presidente de honra do Parque Social; Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos; Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA; Antonio Carlos Tramm, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral; Eduardo Athayde, diretor do WWI - Worldwatch Institute no Brasil; Andrea Velame, idealizadora do Marina Summer House; Isaac Edington, presidente da Saltur; e Jorge Khoury, superintendente do Sebrae na Bahia.>
Eventos dos 40 anos:>
- Janeiro Edição especial, publicada em 15/1/2019, com CD encartado de grandes artistas baianos da axé music>
- Fevereiro Série especial ‘Nós Somos Carnaval’, com fotos do arquivo e exposição no Salvador Shopping>
- Março ‘Mulheres de 40’: websérie com perfis de mulheres que transformaram suas realidade e bate-bapo coordenado por Flavia Azevedo, no Teatro Eva Herz>
- Abril ‘Baba do CORREIO’, na Arena Fonte Nova, entre ex-jogadores do Bahia e do Vitória e artistas convidados>
- Maio ‘Os 40 Mais da Bahia’: seminário na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para debater os caminhos da economia>
- Junho ‘São João no Interior’: websérie e reportagens sobre os principas destinos e encarte de CD de forró>
- Julho ‘Chegando Junto no Futuro’: realização do Prêmio Jornalismo de Futuro e ciclo de palestras>
- Agosto ‘Show 40 Anos de Música’, de Carlinhos Brown, na Pupuleira>
- Setembro ‘Gincana #cheguejunto’: disputa intercolegial organizada pela Gang com cobertura do CORREIO>
- Outubro ‘#cheguejunto Comunidade’: ação social com serviços de saúde, educação, entretenimento, exercício etc.>
- Dezembro/Janeiro ‘Livro CORREO - 40 Anos de Inovação’: edição e lançamento de livro comemorativo com a história do jornal>
O projeto Correio 40 Anos tem oferecimento Bradesco, patrocínio Hapvida e Sotero Ambiental, apoio institucional Prefeitura de Salvador, apoio Vinci AirPorts, Sesi, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Sebrae, Itaipava Arena Fonte Nova, Santa Casa da Bahia e Coelba. *Com supervisão de Roberto Midlej e Clarissa Pacheco>