Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cortejo afro-religioso leva baianas, alfazema e xequerês ao Fuzuê

Filhos de Korin Efan é um dos 45 grupos que vão desfilar domingo (8) no pré-Carnaval pelo Circuito Orlando Tapajós, sentido Ondina–Barra; confira programação

  • Foto do(a) author(a) Mariana Rios
  • Mariana Rios

Publicado em 5 de fevereiro de 2026 às 18:30

Neste domingo, em Ondina, cortejo afro-religioso perfuma o pré-Carnaval de Salvador com baianas, alfazema e xequerês
Neste domingo, em Ondina, cortejo afro-religioso perfuma o pré-Carnaval de Salvador com baianas, alfazema e xequerês Crédito: Lucas Felipe/Divulgação

O Afoxé Filhos de Korin Efan promove um cortejo cultural no pré-Carnaval de Salvador, reunindo tradição, ancestralidade e protagonismo feminino. A saída está marcada para as 15h de domingo (8), nas imediações do Morro do Gato, em Ondina, com a participação da ala das baianas, que vai perfumar o circuito com alfazema.

O desfile também propõe um resgate histórico-cultural por meio do som das cabaceiras. Ao todo, 12 mulheres negras conduzem o ritmo com o xequerê — instrumento feito de cabaça e contas, também conhecido como agbê. A musicalidade se completa com percussão de tambor e agogô, em sintonia com os cantores que puxam cânticos em reverência ao afoxé e às religiões de matriz africana. As vestimentas e os adereços dos integrantes reforçam a estética afro-brasileira no pré-Carnaval.

Grande parte dos participantes integra projetos sociais desenvolvidos pela entidade, que mantém oficinas em sua sede, nas imediações das Escadarias do Carmo, no Centro Histórico. O espaço abriga atividades educativas além de uma cozinha solidária.

O grupo é um dos 45 que irão desfilar no Fuzuê pelo Circuito Orlando Tapajós, no sentido Ondina–Barra. Em novo dia na programação, o Fuzuê volta a ocupar as ruas com fanfarras, grupos culturais e atrações para todas as idades. O evento mantém a proposta de valorizar a cultura popular e promover um Carnaval democrático, reunindo famílias, crianças, jovens e idosos em um grande desfile a céu aberto.

Durante o Carnaval, as bandas Filhos de Korin Efan e Omó Obá levam a ancestralidade para a avenida. Em 2026, o samba é o tema oficial do Carnaval de Salvador, em homenagem aos 110 anos da primeira gravação comercial do gênero. Expressão cultural brasileira nascida da resistência e da potência criativa das comunidades afrodescendentes, o samba dialoga diretamente com o afoxé — ambos oriundos da mesma matriz. É desse território simbólico e histórico, no Centro Histórico da cidade, que surge o Afoxé Filhos de Korin Efan.

Neste ano, o cortejo cultural e religioso homenageia a história dos afoxés enquanto manifestação carnavalesca, cultural e social de matriz africana, fundada pelo povo negro. Antes do desfile no Circuito Osmar (Campo Grande), no sábado de Carnaval (14), os integrantes realizam, às 9h, o ritual religioso na sede da entidade. O momento é marcado pelo pedido de licença e pela invocação das energias de Exu e Ogum, divindades do Candomblé associadas à abertura de caminhos e à proteção.

Por volta das 13h, o cortejo segue pelas ruas do Pelourinho até a Praça Castro Alves, onde se une aos foliões e avança em direção ao Campo Grande com a banda Filhos de Korin Efan. Após a passarela, quem puxa o trio é a banda Omó Obá. O samba de terreiro também é reverenciado pelo afoxé, reafirmando, no circuito do Carnaval de Salvador, a música como memória, resistência e narrativa de luta, celebração e reinvenção das vozes ancestrais.

Os abadás podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. O passaporte do bloco com serviço de open bar custa R$ 110, enquanto o abadá avulso sai por R$ 80.

Confira a programação completa do Fuzuê, a partir das 14h:

- Bike Salvador Fantasia + Banda da Guarda

- Giraingonça

- Fanfarra Legião do Pedro Ribeiro

- Bamcac

- Fanfarra BBG

- Quabales

- Fanfarra Bamupi

- Grupo Cultural Commanche do Pelô

- A Mulherada

- Coral Cantart

- Grupo Folclórico Zambiapunga

- Chegança dos Marujos Fragata Brasileira

- Banda Marcial Dinah Gonçalves

- Leva Eu

- Banda Marcial Navarro de Brito

- Quadrilha Junina Forró Asa Branca

- Baianas do Reino de Oyá

- Filó Brincante

- Charanga Tamirzinho Kids

- Orquestra Popular e os Mascarados de Maragogipe

- Grupo Cultural de Mascarados Maralegria

- Quadrilha Junina Imperatriz do Forró

- Quadrilha Forró ABC

- Fuzuê Junino

- Cia. de Danças e Folguedos

- Charanga do Pinguço

- Quadrilha Junina Capelinha do Forró

- Afoxé Relíquias Africanas

- Escola de Samba Filhos da Feira

- Marcha das Drags

- Bandinha Samba e Folia

- Afoxé Babá Afoman

- Pierrot Tradição de Plataforma

- Grupo Cultural Imperatriz

- Afoxé Filhos de Korin Efan

- Quadrilha Junina Forró do Luar

- Cangaceiros de Ipitanga

- Bando Anunciador

- Grupo Cultural Folguedo

- Lindroamor Axé

- Quadrilha Junina Forró

- Mandacaru

- Paroano Sai Milhó

- Bloco Extraclasse

- Mudei de Nome

Tags:

Carnaval 2026