Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Domingo ao sol: famílias reocupam os parques municipais de Salvador

Reabertura aos domingos pela primeira vez desde o início das restrições da pandemia reuniu de crianças a aposentados

  • Foto do(a) author(a) Luana Lisboa
  • Luana Lisboa

Publicado em 17 de outubro de 2021 às 16:28

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Paula Fróes/CORREIO

Pela primeira vez desde o início da pandemia, os parques públicos de Salvador voltaram a funcionar aos domingos, atraindo muitas famílias com crianças e aposentados em busca de sol e ar livre. Na manhã de ontem, os parques dos Dinossauros, dos Ventos, da Cidade e a Lagoa dos Pássaros reabriram garantindo o lazer dos pequenos e dos mais crescidos também.

Gabriel de Oliveira, de 2 anos, era um bebezinho quando a pandemia começou e ainda não tinha tido a oportunidade de correr em espaços abertos. Ele visitou o Parque dos Dinossauros, no Stiep, com a avó, Edilma, e a mãe, Lorena. A escolha do destino visou a praticidade do deslocamento, já que o espaço fica perto da casa da família, no Cabula VI. 

“Quando a pandemia começou, ficamos reclusos em casa, com medo de sair. Agora que estamos vacinadas, estamos saindo com ele e, para isso, escolhemos um lugar ao ar livre, ótimo para as crianças, embora o fascínio dele nem tenha sido os dinossauros, mas a ponte de madeira, que ele nunca tinha visto antes”, contou Edilma de Oliveira.

Já a família de Nina Vilas Boas, 5, escolheu o Parque dos Ventos, na Boca do Rio, para o lazer de domingo. Taís Vilas Boas, mãe de Nina, aproveitou a oportunidade para tomar uma água de coco e levar o cachorro para passear enquanto ensinava a menina a andar de patins. “Sabia que seria o primeiro domingo que reabririam esse espaço e aproveitei a oportunidade para que ela andasse de patins, mesmo sendo longe de casa”, disse.

A família de Agatha, 3, também preferiu a Lagoa dos Dinossauros. Acostumada a frequentar o Parque da Cidade, Fabiane Barreto tentou agendar a vaga para conhecer os dinos no sábado, mas sem sucesso. Já estavam preenchidas. 

“Viemos para conhecer mesmo. Os horários de sábado disponíveis não estavam bons, então decidimos vir no domingo de manhã, com toda a família”.

Para o aposentado Edmundo Rodrigues, morador da Boca do Rio há anos que estava acostumado a se exercitar aos domingos na Orla, a reabertura do Parque dos Ventos foi um sopro de alívio em meio às restrições da pandemia. 

“Estou feliz que reabriram esse espaço e espero que os que são de competência do governo do estado abram também. Sinto falta do exercício no Parque de Pituaçu. Eram mais opções que nós, moradores, teríamos”, opinou.

Funcionamento Os parques municipais, de agora em diante, funcionarão todos os domingos. Titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), que administra as áreas, Edna França explica que a mudança acontece de acordo com os números da pandemia na cidade.

“Estamos acompanhando os números da pandemia e entendemos que já podemos flexibilizar o acesso da população nos domingos aos parques, sem perder de vista os cuidados sanitários que ainda precisam ser seguidos. Sabemos da importância que esses espaços têm para o bem-estar físico e mental dos cidadãos, por isso, com o avanço da vacinação, estamos mais seguros para darmos mais esse passo”, afirma Edna França.

Os parques da Cidade e o dos Ventos funcionarão de terça a sábado, das 5h às 22h, e domingos e feriados, das 5h às 19h. No Stiep, o Parque da Lagoa dos Pássaros funcionará de terça a domingo, de 5h às 19h, inclusive feriados.

No Parque da Lagoa dos Dinossauros, também no Stiep, o horário para visitação continua o mesmo, das 8h às 17h, sendo que de terça à quinta o cidadão não precisará mais agendar a visita, ficando o acesso livre nesses dias a partir do dia 26 deste mês, garantindo assim as visitas agendadas para antes dessa data.  

Já às sextas-feiras, aos sábados, domingos e feriados, o agendamento prévio está mantido através do endereço lagoadosdinossauros.salvador.ba.gov.br. Os próximos domingos, 17 e 24 de outubro, novos agendamentos já podem ser feitos. O limite é de 200 pessoas por cada horário disponível.

O Jardim Botânico, em São Marcos, se mantém de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o Parque das Dunas, em Praia do Flamengo, funcionará de 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, de 8h as 13h. A entrada neste último local também deve ser feito por agendamento, através do telefone (71) 98888-0108 ou pelo perfil do Instagram @parquedasdunassalvador.