Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Governo tenta patrocínio para realização da Stock Car em Salvador

Bahiatursa define esta semana fonte de recursos para bancar a prova

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 2 de outubro de 2014 às 08:26

 - Atualizado há 2 anos

A Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) está correndo contra o tempo para definir a realização da etapa baiana da Stock Car, prevista para o dia 15 de novembro. O evento, que acontece no Centro Administrativo da Bahia (CAB), estava previsto para o mês de setembro, foi adiado a pedido do governo do estado e da prefeitura de Salvador, segundo informações dos organizadores da prova. Prova de rua da Stock Car realizada no circuito do Centro Administrativo da Bahia (CAB) no ano passado(Foto: Arquivo Correio)Para representantes do turismo, a realização da Stock Car é importante para a atividade econômica. A prova coloca Salvador no noticiário esportivo nacional durante toda a semana em que é realizada, além de ser transmitida ao vivo em rede nacional de televisão.Na última edição, a Stock Car gerou o equivalente a R$ 18 milhões em mídia espontânea e mais R$ 20 milhões em movimentação econômica, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria do Turismo na época.

Segundo informações antecipadas pelo blog Farol Econômico, do CORREIO, o governo do estado está encontrando dificuldades para arcar com o acordo que tem com a Vicar, organizadora da prova, que reajustou o contrato de R$ 1,6 milhão por ano para R$ 2,6 milhões. Desses, R$ 600 mil são de responsabilidade da prefeitura de Salvador e já estariam garantidos. A busca é por R$ 1 milhão dos R$ 2 milhões que cabem ao estado.

O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, afirma que a definição dos recursos para a realização da corrida vai acontecer até o final desta semana. “Estamos em fase de definição, mas tenho 90% de certeza de que vamos conseguir realizar a prova”, diz.

Segundo ele, o reajuste já estava previsto. “Ficou combinado que o contrato seria revisto após os cinco anos e eles fizeram uma proposta”, afirma Diogo Medrado.

Segundo a assessoria de imprensa da Stock Car, a realização da prova em Salvador, considerada uma das cidades com maior participação do público, está garantida. A etapa de Salvador, conhecida como GP Bahia, traz uma novidade este ano, de acordo com a assessoria da Vicar.

Além do circuito tradicional da Stock Car, o público poderá acompanhar a prova do Mercedes-Benz Challenge, que também acontecerá no CAB. Serão colocados na pista 40 carros aquecendo o circuito por 40 minutos, tempo suficiente para levar o público ao delírio durante a corrida.

Propaganda é o maior benefício da prova, dizem empresários

Mais do que qualquer outro benefício, a prova da Stock Car em Salvador representa uma oportunidade de divulgação positiva dos encantos da Bahia, dizem empresários ligados ao turismo.

Mesmo para o diretor do Grupo Catussaba, Dilson Fonseca, que tem um total de 1,3 mil leitos, e que chegou a registrar ocupação de 90,3% em função da prova, a visibilidade que a prova automobilística oferece é o mais importante.

“Nós temos a oportunidade de mostrar para o Brasil, a partir do CAB, uma vista belíssima de nossa cidade. Isso é bom para todos, não apenas para quem tem hotéis próximos ao Aeroporto”, diz.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), José Alves, destaca que a publicidade positiva acontece muito antes da realização da prova. “Existe uma cobertura anual da Stock Car e a prova de Salvador já vem sendo anunciada no noticiário especializado. Essa propaganda cria expectativas positivas em relação à cidade”, acredita.

Ele lembra que, além da ocupação, principalmente nos hotéis próximos aos circuitos, nos últimos anos foi comum as equipes que disputam a Stock Car trazerem clientes que são formadores de opinião para acompanhar as provas.

“Essas pessoas vêm, se encantam com a Bahia e certamente vão colocar nos planos o retorno assim que possível, além de fazerem uma promoção boca a boca lá fora, que é muito importante”, acredita.

Para o presidente da Federação Baiana de Hospedagem, Silvio Pessoa, a mudança de setembro para novembro foi prejudicial em termos de ocupação, mas vai ser de grande importância para a divulgação do destino.

“Em termos de ocupação, setembro seria um período mais interessante, porque é quando temos um volume maior de leitos ociosos, mas para o turismo baiano o mais importante é que a prova aconteça porque só a mídia positiva que é gerada já justifica o investimento”, acredita Pessoa.