Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Lei institui Dia do Empoderamento do Cabelo Crespo em Salvador

Prefeito ACM Neto sancionou nesta sexta-feira (10) a lei aprovada pela Câmara de Vereadores no ano passado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2017 às 15:52

 - Atualizado há 2 anos

Com a sanção do prefeito ACM Neto, publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (10), está criado o Dia do Empoderamento do Cabelo Crespo em Salvador. A data escolhida é o dia 20 de novembro, quando nacionalmente é celebrado o Dia da Consciência Negra.Primeira edição da Marcha do Empoderamento Crespo foi no dia 7 de novembro de 2015(Foto: Betto Jr/Arquivo CORREIO)A lei nº 9.194/2017 partiu de proposição do então vereador Euvaldo Jorge (PPS), em agosto de 2016. Na ocasião, o parlamentar afirmou que a iniciativa visava empoderar as pessoas que usam cabelos crespos. "Bem como elevar a autoestima daqueles que por ventura se sintam inferiorizados, conscientizando-os de que todos são iguais e, portanto, são livres na forma de agir e de se apresentar perante a sociedade", escreveu em sua justificativa.O projeto de lei foi votado na última sessão legislativa do ano, em 19 de dezembro. Apenas o vereador Sílvio Humberto (PSB) votou contrário à proposição. Embora o parlamentar reconheça a importância de instituir um dia do empoderamento crespo, ele discorda da data escolhida. "Choca com o 20 de novembro, uma data construída historicamente há mais de 30 anos pelo movimento negro. Tem que consolidar cada vez mais essa data, ao invés de ter outro evento", justifica. 

Silvio Humberto também chama a atenção para a já existente Marcha do Empoderamento Crespo (MEC), que acontece em outras datas. As duas edições da marcha levaram milhares de jovens ao centro da cidade. Em 2015, ela aconteceu no dia 7 de novembro. Em 2016, no dia 13 do mesmo mês.

Em nota, a organização da MEC informou que não concorda com a forma como o Dia do Empoderamento do Cabelo Crespo foi construído. Segundo eles, nem a marcha, nem nenhum outro coletivo em Salvador foram consultados. 

A organização diz não se sentir contemplada pelo processo e que há erros na lei votada na Câmara. O primeiro deles seria justamente a data. “A MEC não concorda com a escolha dessa data, pois essa já significa um dia de reflexão e força para continuar resistindo e revertendo os efeitos da herança escravocrata que ainda constitui uma barreira para a cidadania do povo negro”. Para a organização, a lei, nos moldes em que foi sancionada, também reduz a luta do movimento ao cabelo.