Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Maria Bethânia pede ajuda para Santo Amaro: 'purificar o Subaé, mandar os malditos embora'

Cidade sofre com alagamentos após fortes chuvas e avanço das águas do rio

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 4 de maio de 2025 às 20:16

Maria Bethânia
Maria Bethânia Crédito: Jorge Bispo / Divulgação

A cantora baiana Maria Bethânia fez um apelo, neste domingo (4), por ajuda aos povos ribeirinhos e à população de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, sua cidade natal, que sofre com as fortes chuvas dos últimos dias.

Em um vídeo, postado em seu perfil no Instagram, Bethânia, fala sobre a inundação do rio Subaé, que transbordou e deixou 80 famílias desabrigadas.

"Mais uma vez as águas magoadas do rio Subaé, em minha cidade, Santo Amaro da Purificação, tomam grande parte da cidade e sua margem. Toda indiferença e maus tratos que causaram ao rio retornam com força e violência tomando o mercado municipal, as casas ribeirinhas e a gente de toda cidade que, assustada, pede ajuda", disse sobre imagens da cidade alagada.

Ela também destacou as ações humanas que foram responsáveis pela inundação do rio, além das fortes chuvas. "Como ajudar a compreender que as águas são vivas e donas de seus leitos, assim como o céu é dono das estrelas? Apagá-las, não. O homem segue fingindo não enxergar a verdade e a força da natureza, e se assusta quando ela respira, se ergue, cintila e retoma o que lhe pertence", falou.

Em seu pedido de ajuda, destacou a atenção que precisa ser dada ao povo ribeirinho e também aos espaços da cidade que foram devastados pela água. "Espero que a classe política eleita por meus conterrâneos se sensibilize e procure ajudar os que perderam tudo. [...] Se alguma ajuda chegar por parte dos governantes da Bahia e do Brasil, que seja verdadeiramente empregada a favor do povo ribeirinho e os sagrados lugares, como o mercado municipal, espaço hoje onde se vive o Bembé, festividade religiosa negra da maior importância para a cidade e seus filhos", acrescentou.

Por fim, evocou a proteção da padroeira da cidade. "Nossa Senhora da Purificação, nossa padroeira, proteja seus filhos com seu amor de mãe. Purificar o Subaé, mandar os malditos embora. Dona d'água doce, quem? Dourada, rainha, senhora".