Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

"Não é preciso pânico", diz especialista sobre risco de ataque de tubarão após flagra em Itapuã

Surfista filmou tubarão nadando próximo a banhistas na Pedra do Sal. O animal dividia o mar com ele e mais três pessoas; veja

  • Foto do(a) author(a) Edvan Lessa
  • Edvan Lessa

Publicado em 18 de outubro de 2014 às 09:19

 - Atualizado há 2 anos

Ao rever o vídeo filmado pelo colega enquanto surfava na praia de Pedra do Sal, em Itapuã, Gabriel Melo, 24, viu um tubarão pular da água. O animal dividia o mar com ele e mais três pessoas. Segundo o estudante, ele já viu tubarões no local, mas é a primeira vez que ele conseguiu fazer o registro. Tubarão salta próximo à arrebentação, mas especialista descarta risco(Foto: Reprodução)Na filmagem, feita na última quarta-feira e publicada ontem no site Vimeo, o tubarão salta e realiza três giros. Segundo o biólogo marinho Eduardo Barros, o comportamento e a mancha preta numa das barbatanas dão pistas de que seja um tubarão galha-preta.

Segundo o site Divers for Sharks — pela preservação de tubarões — a espécie pode chegar a 3 m e quase 90 kg. No Brasil, ela está presente em toda a costa e, ao avistar um cardume nada verticalmente na direção do alimento; abre a boca e salta na superfície para abocanhar a presa — por isso o salto observado no vídeo.

O biólogo ressalta que não é preciso pânico, já que ataques de tubarões só ocorrem quando há desequilíbrio marinho.

Assista abaixo ao vídeo do tubarão em Itapuã