Nova sede do SIMM tem capacidade para atender até 650 pessoas por dia

O Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM), que antes atendia cerca de 350 pessoas por dia, passa a ter capacidade para o dobro de atendimento

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  • Tailane Muniz

Publicado em 28 de março de 2017 às 12:39

- Atualizado há um ano

Com atendimentos que vão de intermediação de trabalho, passando pela capacitação profissional até a formalização de microempreendedores, o Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM) ganhou uma casa nova, no Edifício Ouro Preto, na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio. O espaço, inaugurado nesta terça-feira (28), quase dobrou sua capacidade de atendimento, que era de 350 pessoas - passando a atender até 650 desempregados.  Para a estudante de psicologia Amanda Vasconcelos, 29 anos, a mudança de endereço do SIMM veio em boa hora - a unidade funcionava na mesma rua, em um prédio menor. "Eu comecei a procurar emprego agora que estou perto de me formar. Só fui na sede antiga uma vez, lembro que o atendimento era meio desorganizado, você acabava perdendo uma manhã inteira e, muitas vezes, não conseguia ser atendido", lembra. Sem interesse em uma vaga específica, ela lembrou da tensão sofrida por quem está na busca por uma ocupação. "É complicado demais, a gente já sofre de aflição pela espera, tudo que puder facilitar a nossa vida, é bem-vindo", afirma.Conforme o secretário do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Geraldo Junior, o fortalecimento da intermediação de mão-de-obra é uma aposta para que haja um estreitamento dos laços entre as empresas e os desempregados. "Nós vivemos hoje um momento de muita crise econômica, social, política e de valores. A geração de emprego e renda é um compromisso que assumimos e, na nossa avaliação, uma forte alavanca para o aporte de captar novas empresas - e fazer com que elas possam prospectar profissionais e trabalhadores aptos, e isso envolve boas condições de estrutura", disse o secretário. Os atendimentos ocorrem no térreo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas - que são entregues a partir de 6h30. De acordo com o marceneiro Augusto Silva, 32, a ordem de atendimento é um dos principais problemas. "Espero que isso melhore, porque era uma zona. Às vezes você chegava primeiro e não era atendido com agilidade, porque não havia um controle maior das senhas", contou.A nova sede dispõe de um painel eletrônico, novo maquinário e mobiliário, além de ambientes climatizados e dois auditórios, com capacidade para 30 e 60 pessoas, cada. Uma sala para atendimento individualizado de psicologia, onde serão realizados processos seletivos e entrevistas, e uma sala de reunião, acompanham as novidades. Segundo o prefeito ACM Neto, que esteve presente na inauguração, mais importante que as novas instalações, é diminuir o desemprego. "Acho que [o desemprego] é a maior demanda do país. Nós qualificamos e modernizamos o serviço para assim oferecer mais comodidade e conforto aos nossos cidadãos", pontuou. E completou. "Viabilizando o atendimento do desempregado pela internet, a pessoa vai poder participar dos processos com mais agilidade. Isso facilita a vida de muita gente, porque, não necessariamente, vão precisar vir à sede", explica, em referência ao SIMM digital, onde, por meio do site, as empresas podem estabelecer a contratação de profissionais e os desempregados vão ter acesso às vagas.Em busca do primeiro emprego, a estudante universitária Beatriz Lima, 18, elogiou a nova sede. "Muito mais bonita. Acho que com essa tecnologia os processos vão ser consideravelmente otimizados. Assim espero, porque isso vai ajudar e facilitar a vida de muita gente que frequenta o SIMM", ponderou ela. Acompanhando Beatriz, a auxiliar de enfermagem Carina Brito, 25, também acredita que o serviço vai ser melhorado. "A gente vai ganhar tempo, com certeza. Porque, infelizmente, não é só sair e vir aqui. A gente tem outras atividades na vida, com uma estrutura digna e uma capacidade maior de atendimento, acho que a população só tende a ganhar", completou. Centro do Empreendedor MunicipalAnexo ao SIMM, o Centro do Empregador Municipal (CEM) busca orientar e formalizar microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte. O serviço realiza regularização, qualificação, intermediação de crédito, além de facilitação e fomento para quem deseja abrir, manter ou expandir o próprio empreendimento. Conforme ACM Neto, a ideia é conduzir o trabalhador autônomo para a formalidade. "Queremos que essas pessoas se capacitem e se tornem microempreendedores individuais e, assim, possam organizar melhor suas atividas", salienta. O prefeito defende que o passo mais importante para resolver o desemprego é apoiar o trabalhador informal. "Estamos estudando a possibilidade de garantir o aproveitamento de uma parte das pessoas que vêm aqui no SIMM para ocupar espaços nas atividades do município. Sobretudo, na contratação de prestadores de serviço. A gente quer dar uma oportunidade para o aproveitamento dessas pessoas", revela.AçõesACM Neto anunciou que, ainda em abril, será lançado um pacote de ações econômicas com a intenção de tirar Salvador de um possível cenário de crise. "São ações econômicas, que passam pela simplificação da abertura de empresas, pelo investimento públicos diretos, até a atração de investimentos privados, inclusive, com a redução de impostos de em Salvador. Certamente, vai ser o maior plano de ação econômica já realizado pelo município", garante.Os candidatos podem receber atendimento do SIMM também por hora marcada, das 7h às 16h30, pelo telefone 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas. A documentação para acesso aos serviços em todos os postos é a mesma: originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.