Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 1 de agosto de 2019 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
Simulador se tornou obrigatório na Bahia em dezembro de 2015; agora, ele será facultativo em todo o Brasil (Foto: Almiro Lopes/CORREIO) Os alunos dos 380 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de toda a Bahia que comprarem os seus laudos para a 1ª carteira de habilitação vão pagar menos. É que, desde esta quarta-feira (31), já está valendo a revogação da obrigatoriedade do uso do simulador de direção em todo o estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado. Na prática, os futuros motoristas não terão mais que fazer cinco aulas obrigatórias no aparelho - isso torna a CNH, em média, R$ 300 mais barata.>
Quem comprou o laudo a partir de 31 de julho de 2019 fará 20 aulas práticas na rua, informou o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto). Já os que pretendem adicionar a categoria B (carro) à carteira farão 15 aulas.>
O simulador se tornou regra na Bahia em dezembro de 2015. O fim da obrigatoriedade, agora, pode reduzir os custos totais para tirar a carta em até 15%, estima o Sindauto. Se observada a média de novos habilitados até maio de 2019, mais de 33 mil baianos podem ser beneficiados. Só em Salvador, foram 13.266 novas CNHs no período.>
Além dos custos das aulas, todas as atividades e documentos extras necessários para tirar a carta fazem com que o processo custe, em média, R$ 1,6 mil só na autoescola, aponta o sindicato da categoria (veja detalhes abaixo).>
Alívio O diretor-secretário do Sindauto, Rogério Santos, indica que a redução dos custos para tirar a 1ª habilitação é benéfica para os alunos e para as CFCs. O sindicato aponta que houve uma queda de mais de 22% nas matrículas para tirar a 1ª CNH no primeiro ano após a obrigatoriedade do simulador na Bahia.>
“Os processos de CNH vêm sofrendo impacto com inclusões de coisas que não existiam, isso torna o processo mais caro. Com a mudança, tende a baratear. Nós somos a favor da redução no custo, entendendo que há a possibilidade do governo ajudar para reduzir a carga de custos para o CFCs”, apontou.>
A obrigatoriedade dos simuladores foi revogada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 13 de julho de 2019. O órgão deu um período de 90 dias para os estados aderirem à nova norma - todos as autoescolas brasileiras vão poder escolher se mantêm ou não o equipamento a partir de 13 de setembro. A Bahia se antecipou e publicou a resolução 18 dias depois.>
No estado, algumas autoescolas já tinham conseguido, judicialmente, excluir o equipamento. Foi o caso da Dirija Bem, na Barra, em 2018. As que usam, segundo o Sindauto, não compraram o aparelho, que chega a custar R$ 45 mil. Elas fazem um sistema de empréstimo com a ProSimulador, em que a empresa recebe pelas aulas feitas. Ainda assim, o uso chegava a custar até R$ 8 mil por mês às autoescolas.>
De acordo com diretor da Dirija Bem, Ricardo Araújo, o gasto ainda aumentava por conta do simulador: energia, internet, locação de espaço e o salário do instrutor, que tinha que acompanhar a aula, somavam até R$ 5 mil mensais na Dirija Bem - valor que era repassado para os alunos. Ricardo Araújo, diretor da Autoescola Dirija Bem: dinheiro gasto com aluguel de simulador, em um ano, dava para comprar dois carros (Foto: Marina Silva/CORREIO) A Eteba, na Avenida Joana Angélica, ainda possui o simulador. A diretora de ensino, Aleciane Boaventura, comemorou a portaria. “A mudança reduz o custo do aluno, o simulador é oneroso. Desde que foi implementado, a autoescola vem sofrendo por conta do novo custo”, explicou a diretora.>
Menos tempo Quando se tornou obrigatório, o entendimento era que o simulador ajudaria os motoristas sem afinidade com o volante a se prepararem antes de enfrentarem as aulas práticas em um carro de verdade. Após estudos técnicos, o Contran compreendeu que a ausência destas aulas não prejudica a preparação do aluno. Por isso, agora ter aulas no equipamento é uma escolha do aluno.>
A retirada da obrigatoriedade ainda pode reduzir o tempo entre a compra do laudo e o exame prático. As cinco aulas a menos diminuem a espera. Antes da prática, são 45 horas de aulas teóricas.>
Fim dos simuladores Mesmo com a mudança no entendimento, as autoescolas ainda não podem descartar os seus simuladores nem acabar com os contratos com as empresas fornecedoras das máquinas. Os clientes que compraram os laudos até o dia 30 de julho ainda têm um ano para completar o processo da 1ª habilitação, o que inclui, pelo menos, cinco aulas em simuladores.>
Após esse período, os centros de formação de condutores baianos podem romper o contrato com as fornecedoras dos equipamentos. O diretor-secretário do Sindauto, Rogério Santos, explica que as empresas devem ser notificadas em 30 dias sobre a decisão de devolver as máquinas.>
Mesmo sem a obrigatoriedade, as autoescolas ainda podem manter os simuladores, se desejarem. “Os que entendem que é válido podem permanecer. É um critério de cada um. O Contran já decidiu que não há estudos que comprovam a eficácia, mas os alunos que nunca dirigiram e querem usar, podem”, explicou Rogério.>
Quanto custa a 1ª habilitação?>
Laudo do Detran: O documento que permite iniciar o processo de habilitação, chamado laudo, custa R$ 197,98 e tem validade de um ano.>
Exame médico e psicológico: De acordo com o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto), o exame custa R$ 290 nas clínicas de Salvador. Só depois de pronto, o aluno pode ir à autoescola iniciar as aulas. >
Autoescola: Em Salvador, com o uso do simulador de direção, o processo custa, em média, R$ 1,6 mil, o que inclui 45 horas/aula teóricas, 25 horas/aula práticas e documentação. Sem o simulador, o Sindauto aponta que o valor na autoescola vai cair para cerca de R$ 1,3 mil.>
Como tirar a habilitação?>
Detran e exames: O futuro motorista precisa se dirigir a um dos postos do Detran, nos SACs (capital) ou Ciretrans (interior), comprar o laudo, fazer a captura de imagem e digital. Depois de pagar pelo laudo, é preciso ir a uma das clínicas credenciadas e fazer o exame médico e psicológico. Só então é possível fazer a matrícula nas autoescolas.>
Onde fazer: Desde janeiro deste ano, a Central de Atendimento do Detran-BA fuinciona no novo SAC do Shopping da Bahia, com acesso pelo Estacionamento E. O local funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 8h às 13h. Também é possível ir aos demais postos do SAC em Salvador (Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Paralela, Pau da Lima e Salvador Shopping). Há, ainda, os SACs e Ciretrans no interior do estado habilitados ao serviço. >
Categorias: Existem, no Brasil, cinco categorias de habilitação. A categoria A se refere apenas a veículos motorizados com duas ou três rodas, como motos, motonetas e triciclos. A categoria B é a de carros de passeio e não habilita o condutor a dirigir motos, mas ele pode fazer a habilitação nas categorias A e B ao mesmo tempo. A categoria C serve para transporte de cargas; a D, para transporte de passageiros; e a E, para veículos com duas unidades acopladas.>
*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier>