salvador

Prefeito de Salvador anuncia mudanças em secretarias; veja os nomes

Alterações acontecem na Educação, Defesa Civil, Ordem Pública e Prefeituras-Bairro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 10:25

 - Atualizado há um ano

. Crédito: .

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou na manhã desta terça-feira (19) mudanças no primeiro escalão do comando da prefeitura da cidade. As alterações acontecem nas seguintes pastas: Educação, Defesa Civil, Ordem Pública e Prefeituras-Bairro.

O atual diretor de Serviços de Iluminação Pública de Salvador, Bruno Barral, assumirá a Secretaria Municipal da Educação (Smed), no lugar de Paloma Modesto. "Ele é uma dessas revelações da nova geração de gestores públicos de Salvador. Tive a oportunidade de conhecê-lo como quadro para assumir esse desafio talvez um dos mais importantes para nossa cidade. Todos sabem o carinho que tenho por essa pasta inclusive na garantia de recursos orçamentários", explicou Neto que agradeceu Paloma pela contribuição.

Segundo o prefeito, Paloma foi convidada para atuar em uma instituição de ensino superior fora da Bahia. A informação havia sido divulgada com exclusividade pela coluna Alô Alô CORREIO.  

Neto reforçou a importância da escolha do novo secretário. "Estou fazendo com Barral assim como fiz quando levei Guilherme Bellintani para a Secretaria de Educação e ele estruturou o programa Combinado. Estou apostando muito no potencial de Bruno, um cara jovem dessa nova geração de homens públicos de Salvador", disse Neto, referindo-se também ao atual secretário de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guilherme Bellintani, que é mestre em Educação e doutor em Desenvolvimento Urbano. 

Bruno Barral é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e trabalhou na iniciativa privada até março de 2015, quando assumiu a diretoria de Iluminação Pública. "A gente tem um objetivo de curto prazo que é a prova do Ideb e no médio prazo, as políticas de continuidade ao trabalho que começou na gestão do prefeito ACM Neto. A gente está começando a estudar, vamos inaugurar escolas", adiantou Barral ao CORREIO. 

Para o lugar dele na Secretaria Municipal de Ordem Pública vai o atual diretor das Prefeituras-bairro Junior Magalhães. Para o antigo cargo de Junior, foi escolhida Ana Paula Matos, que já teve passagens pela Smed e atualmente era chefe de gabinete do vice-prefeito, Bruno Reis. "Ontem disse que ela se preparasse para trabalhar ainda mais. Não sei como, porque ela trabalha até feriado", afirmou o prefeito que destacou a competência da colaboradora. 

Ana Paula Matos, que é advogada e administradora, tem mestrado em Administração pela Ufba e já foi professora de cursos como o de Relações Internacionais na Unijorge. "Vou oferecer oportunidade às pessoas mais jovens, lição que aprendi em casa com o senador ACM. A pessoa que assume agora a direção-geral (das Prefeituras-bairro) é também uma pessoa que exemplifica e representa essa nova geração de servidores dedicados e comprometidos com a questão pública", disse o prefeito ACM Neto, sobre os novos nomes.O gerente da Prefeitura-bairro do Subúrbio Sosthenes Macedo Macêdo assumirá a direção da Defesa Civil de Salvador (Codesal) no lugar de Gustavo Ferraz, que foi demitido pela prefeitura de Salvador depois de preso pela Polícia Federal. "Sosthenes conhece a cidade do Salvador como a palma da mão. Todos esses quadros conhecem Salvador profundamente. Ele tinha sido superintendente da Sucop e quando assumi a prefeitura convidei ele para a Subprefeitura do Subúrbio", afimou o prefeito. 

Segundo Macêdo, o desafio é continuar com ações como as geomantas e aprimorar a relação com as prefeituras-bairro. "A meta maior deve ser intensificar os trabalhos de prevenção". Ele diz acreditar que a turbulência política após a prisão de Ferraz não vai atrapalhar as ações no órgão. "Nosso caráter é técnico, de imprimir uma qualidade técnica dos serviços. A priori, é um órgão que vem funcionando tecnicamente bem sob a liderança do prefeito, com uma equipe bem estruturada que já conhece a cidade". 

O primeiro presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, que atualmente é titular da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), retornará à pasta. "O Marcílio que vocês conheceram é esse técnico e tem uma gratidão muito grande pelo prefeito ACM Neto. Entrei de uma forma muito humilde na Desal (na primeira gestão), que ganhou um volume muito grande, porque Salvador foi devolvida ao cidadão. Quando o prefeito traz a decisão de voltar com a Desal, nós somos um time e quem ganha é a população de forma geral". 

Marcílio é formado em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, além de ser membro e fundador da Red Universitária Ibero Americana de Técnicas Municipais (Ruitem), com formação na Espanha. Além disso, tem doutorado em Engenharia Municipal. 

Para o lugar de Marcílio na Seman assume Virgílio Daltro, que comandou a Superintendência de Manutenção e Conservação da Cidae (Sumac) na gestão do prefeito Antonio Imbassahy. "O trabalho que vem sendo feito é excelente. Vamos dar continuidade. Sou adepto da prevenção e a cidade pela própria proporção precisa que a gente preveja o que vem a acontecer seja com a macro e microdrenagem, seja com o tapa-buraco".

Outras mudanças vão ocorrer em subsecretarias e diretorias de alguns outros órgãos da prefeitura nesta terça (19) e serão anunciadas pela Secretaria de Comunicação da prefeitura.