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Da Redação
Publicado em 8 de maio de 2018 às 17:33
- Atualizado há 2 anos
O edital de licitação para escolher as empresas ou consórcios que farão a limpeza pública urbana de Salvador foi publicado nesta terça-feira (8) nos sites da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), além do aviso no Diário Oficial do Município (DOM). >
As empresas ou consórcios vencedores deverão ter capacidade de realizar os seguintes serviços: coleta e manejo de resíduos, sendo eles sólidos, volumosos recicláveis ou de poda de árvores; varrição manual e mecanizada de logradouros públicos e praias; lavagem de vias públicas; limpeza de lagoas, espelhos d'água e feiras livres; roçagem; e a promoção de serviços essenciais em operações especiais como o Carnaval.>
As empresas devem entregar as propostas no dia 12 de junho na sede da Limpurb, onde às 10h será feita a abertura e leitura das propostas. Para a licitação, a cidade de Salvador foi dividida em três lotes (dois no continente e o terceiro contemplando as ilhas da capital). Cada interessado só poderá concorrer para prestação de serviços num único lote. >
Cada consórcio terá um limite máximo de cinco empresas, sendo que cada participante do grupo deverá ter capacidade técnica, isoladamente, para executar pelo menos um serviço estabelecido no edital.>
O valor global máximo a ser pago pela Prefeitura é estimado em torno de R$ 840 milhões, sendo que R$ 381,47 milhões pelo lote 1 (Prefeituras bairro Barra/Pituba, Itapuã/Ipitanga e Cabula/ Tancredo Neves), R$ 439,6 milhões para o lote 2 (restante das prefeituras, com exceção das Ilhas) e R$ 19,7 milhões para lote 3 (Ilhas). >
Veículos zero km A licitação exige que os veículos possuam veículos compactadores zero km, habilitação jurídica para constituição do consórcio - caso escolham essa modalidade -, qualificação financeira, entre outros quesitos. Após todas as etapas legais, as empresas ou consórcios vencedores da licitação assinarão um contrato com vigência de 24 meses. O mesmo pode ser prorrogado para até 60 meses. >
Antes da realização das licitações, foram realizadas duas audiências públicas e que contaram com a presença do titular da Semop, Marcus Passos, do então presidente da Limpurb, Kaio Moraes, e de representantes do Ministério Público Estadual (MP-BA) e do Tribunal de Contas do Município (TCM). A minuta do edital ficou disponível por 15 dias para consulta pública nos três sites da administração municipal.>
Mais editais Em breve devem ser lançadas licitações para a aquisição de de 20 contêineres subterrâneos e 16 ecopontos na cidade. As empresas ou consórcios vencedores só serão pagos após darem início à operação.>
Atualmente, há cinco contêineres subterrâneos em Salvador, localizados no Porto da Barra, próximo ao Farol Santa Maria, Farol da Barra, Candeal e Comércio. Esses equipamentos são exclusivamente para o descarte de resíduos úmidos e têm capacidade para 2,5 toneladas de resíduos cada.>
Já os dois ecopontos da cidade (um no Itaigara e o outro em Santa Cruz) recebem entulho e materiais inservíveis. A capacidade de descarte dos resíduos por pessoa é de até 2m³, equivalente a 50 latas, 20 carrinhos de mão ou 45 sacos de aniagem, acima dessa quantidade, o gerador precisa contratar uma empresa autorizada, que levará o lixo para o Aterro Águas Claras Ambiental, na Rua do Bico Doce, no bairro da Palestina.>