Primeiro dia de Congresso discute direito empresarial e economia no Brasil

O evento acontecerá até este sábado, na Unifacs, e reúne palestrantes de quatro estados

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 21:30

- Atualizado há 10 meses

A 6ª edição do Congresso de Direito Empresarial da Bahia começou na noite desta quinta-feira (21) e segue até sábado (23). No primeiro dia, foi realizada a abertura, uma homenagem ao centenário do professor e jurista baiano Barachisio Lisboa, e discutido Direito e Economia no Brasil Atual com o professor Jairo Saddi (SP). Profissionais e estudantes assistiram ao evento, que tem palestrantes da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Segundo Irena Martins, membro da comissão organizadora, o congresso é um dos dois únicos eventos da área do Direito Empresarial realizado no Brasil. "Existe um em São Paulo, que acontece há sete anos, e esse de realizamos em Salvador. São três dias de evento, com palestras que tem como foco o panorama econômico brasileiro. São temas atuais e que estão mobilizando tanto a sociedade como a comunidade acadêmica", afirmou. 

No evento, palestrantes de quatro estados discutem questões ligadas ao direito e a economia no Brasil, como risco sistêmico, concorrência e redução dos juros bancários, além da importância da ética empresarial para o mundo dos negócios.

Para a aluna do curso de Direito da Unifacs, Joana Gomes, 21 anos, o congresso pode ser a oportunidade de despertar o interesse por essa área do Direito. "Estou começando a ter contato com a matéria agora. Estou no 6º período e ainda não decidi que área vou seguir, então, esse tipo de discussão é muito válida porque pode ajudar nessa decisão", disse.

No sábado, além das palestras, haverá a premiação para a melhor monografia sobre Direito Empresarial. Na categoria Profissional de Direito o vencedor receberá R$ 20 mil, e na categoria Estudante de Direito o prêmio será de R$ 10 mil. Existem três finalistas em cada uma delas.

Os interessados em participar do congresso ainda podem fazer a inscrição para assistir aos dois últimos dias do evento. Elas estão sendo realizadas presencialmente, na Unifacs, no Campus Tancredo Neves.