Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Primeiro trem do metrô de Salvador é colocado nos trilhos

A previsão é que sejam encaminhados quatro vagões por dia, cujo procedimento será acompanhado por batedores da transportadora contratada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2010 às 12:53

 - Atualizado há 2 anos

Redação CORREIO

Nesta sexta-feira (20), foi iniciada a transferência dos trens do metrô de Salvador que deixaram a Estação Aduaneira do Interior (Eadi), em Simões Filho, onde ficaram armazenados desde novembro de 2008. No final da manhã, o primeiro vagão foi finalmente colocado no trilho do metrô localizado na estação construída na Rótula do Abacaxi - Acesso Norte.

“O destino das composições será a Estação do Acesso Norte (BR 324), conforme solicitação da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), em operação que foi dividida em três etapas: carregamento, transporte e descarregamento dos trens e das peças sobressalentes, itens indispensáveis para o funcionamento adequado de todo sistema”, ressaltou Milton Villas-Bôas, presidente da Conder.

Primeiro trem do metrô da capital baiana é colocado nos trilhos, na estação Acesso Norte

Guindaste Para o transporte dos trens foi utilizado um guindaste com capacidade de carga de 120 toneladas, além de três carretas especializadas (linhas de eixo), vindas de Recife, para atender todas as exigências feitas pelas empresas Mitusi & Co e a Rotem, respectivamente fornecedora e fabricante dos equipamentos.

O transporte dos trens foi feito com um guindaste com capacidade de carga de 120 toneladas

Segundo Murillo Mello, diretor de Operações da Estação Aduaneira do Interior, responsável pela parte de logística, a previsão é que sejam encaminhados quatro vagões por dia, cujo procedimento será acompanhado por batedores da transportadora contratada.

Adquiridos pelo Governo do Estado, por meio de empréstimo no Banco do Brasil, no valor de aproximadamente U$ 50 milhões, cada um dos seis trens possui quatro vagões (dois do tipo reboque e dois do tipo motor), com capacidade para até 1.250 passageiros.

Cada vagão do tipo motor tem 21,485 metros de comprimento; 3,060 metros de largura; 4,240 metros de altura e 43.500 quilos de peso. Os do tipo reboque têm 20,290 metros de comprimento; 3,060 metros de largura; 4,135 metros de altura e 44 mil quilos.