Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Rui inaugura Hospital da Mulher; unidade começa a receber pacientes nesta sexta (13)

Hospital atenderá mulheres nas especialidades de ginecologia, oncologia, mastologia, reprodução humana e violência sexual

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2017 às 21:42

 - Atualizado há 2 anos

Com a bênção das Ganhadeiras de Itapuã, o governador Rui Costa inaugurou, na noite desta segunda-feira (9), o Hospital da Mulher Maria Luiza Costa dos Santos. Localizado no Largo de Roma, o hospital atenderá mulheres nas especialidades de ginecologia, oncologia, mastologia, reprodução humana e violência sexual."Estou vindo aqui na esperança que, em breve, nenhuma mulher morra mais de câncer de mama, por não ter tido onde se cuidar, se tratar e fazer a cirurgia", disse o governador Rui Costa, bastante emocionado durante a cerimônia. O nome do hospital é uma homenagem do governador à sua mãe, que morreu de câncer de mama há 22 anos.(Foto: Divulgação/SECOM)O Hospital da Mulher (HM), que começa a receber pacientes para internamento nesta sexta (13), e abre totalmente na segunda (16), é um hospital de regulação. As mulheres precisam passar por consultas em outras unidades de saúde antes de serem encaminhadas para o hospital. "Esse não é um hospital de porta aberta. Quem vier aqui para marcar uma consulta não vai ser atendida. É preciso que essa mulher se dirija a uma unidade básica de saúde do seu município, faça uma consulta e a partir de lá seja agendada (para o HM)", explica o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. O HM tem uma emergência, para casos especiais. "Em casos de emergência ginecológica, teremos um pronto atendimento de 24h aqui, principalmente de violência sexual", completa o secretário.Segundo o governador, o HM será um hospital de alta rotatividade, com poucos internamentos. "Aqui não será um hospital para ter pacientes de longa duração ou pacientes crônicos. Por isso tem dez salas cirúrgicas, queremos fazer muitas cirurgias. A partir delas, as mulheres poderão seguir seu tratamento (em outros lugares)", informa.Em seu discurso durante a inauguração, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, citou as chacinas de Campinas, em São Paulo, e Feira de Santana, como exemplos de misoginia e machismo. "Sei que é um momento de alegria, mas a gente não pode esquecer que a vocação de um governante é enfrentar desafios. O governador Rui Costa rema contra a maré nacional, em que houve retrocesso nas políticas para as mulheres. Ele reafirmou seu compromisso pela vida e pela saúde das mulheres", parabenzou.A médica e presidente da Comissão de Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia, Fabíola Mansur, comemorou a inauguração do hospital. Segundo ela, a unidade dará prioridade a certos atendimentos, diminuindo as filas e salvando vidas de mulheres. "Pra mim é um presente, para as mulheres baianas e para a saúde como um todo. Certamente será um marco na assistência à mulher. Vamos zerar fila, dar um tratamento diferenciado e fazer medicina de primeiro mundo com verba do SUS.", afirmou a deputada.

EstruturaCom investimento superior a R$ 40 milhões, o HM é considerado um centro de referência estadual. A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil cirurgias por mês.