Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Salvador bate recorde negativo e tem pior dia desde início da vacinação

Menos de 900 pessoas foram vacinadas com a primeira dose

  • Foto do(a) author(a) Marcela Vilar
  • Marcela Vilar

Publicado em 25 de maio de 2021 às 05:30

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Divulgação/Sesab

Salvador teve o pior dia de vacinação contra a covid-19, nesta segunda-feira (24), desde a campanha foi iniciada, no dia 19 de janeiro. Apenas 1.246 vacinas foram aplicadas, sendo menos de 900 com a primeira dose. Antes disso, o dia com menor aplicação de vacinas foi 7 de fevereiro, quando 1.359 imunizantes foram aplicados. Já o dia que Salvador mais vacinou foi 15 de maio. Nesta data, 30.233 pessoas receberam a vacina. 

“É um dia de muita tristeza pra Salvador. Eu com uma megaestrutura montada pra vacinar 600 pessoas. É o pior dia de vacinação da história de Salvador nessa nesse início da campanha de vacinação”, afirma Leo Prates, em entrevista ao Bahia Meio Dia, nesta segunda-feira(24).  

O principal motivo é a falta de vacinas. “Até agora, não sei o horário que vai chegar nem quantas doses vou receber. infelizmente, o maior problema não tenho como resolver, que é a falta de dose da vacina, que é a responsabilidade do Governo Federal”, critica Prates.  

A fim de unir o útil ao agradável, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) fará um mutirão par aplicar a segunda dose da vacina contra covid-19 nesta terça-feira (25). Serão vacinadas todas as pessoas que ainda não receberam o imunizante de reforço da vacina de Oxford/Astrazeneca ou CoronaVac, com data de retorno aos postos marcada até sexta-feira (28).  

Os soteropolitanos poderão ir diretamente aos postos, sem hora marcada, ou podem fazer o agendamento através do site Hora Marcada (vacinahoramarcada.salvador.ba.gov.br). A relação dos pontos de vacinação para o mutirão será divulgada ainda hoje (24) pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS).   

Até o início da tarde desta segunda-feira (24), 1.064.826 pessoas foram vacinadas, sendo 721.400 com a primeira dose e 343.426 com a segunda dose. Isso quer dizer que cerca de 25% do total da população soteropolitana foi vacinada com a primeira e aproximadamente 12% dos habitantes completaram o esquema vacinal.  

Dentre os vacinados, segundo o vacinômetro da SMS, 62% são do sexo feminino e 38% do masculino. A etnia da maioria que recebeu a vacina é preta ou parda (58%). A faixa etária que mais recebeu vacinas, tanto da primeira quanto segunda dose, foi a de 60 a 69 anos. 

*Sob orientação da subeditora Fernanda Varela